16 de outubro de 2009

ENEM para os BI’s. Sim, e a formação profissional?*

*Por Rafael Damasceno / Enfermagem UFBA

Na última reunião do CONSEPE – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFBA houve a discussão sobre o novo método para adentrar nas Universidades. A proposta do MEC seria uma nova modalidade de ENEM unificado nacionalmente, ou seja, uma prova para todo o Brasil, em que os estudantes poderiam fazer em suas regiões tendo a oportunidade de escolher até cinco opções de cursos e instituições por todo o Brasil, de modo que o candidato poderá escolher cursos diferentes em instituições distintas. De fato é uma proposta, no mínimo, inovadora. As discussões iniciaram-se nos conselhos Universitários pelo país.

O debate sobre a modalidade de seleção nas Universidades é extremamente importante, afinal, a oportunidade de adentrar no Ensino Superior atualmente é relegada para poucos, sendo esta desigualdade de acesso executada e fundamentada pelo funil do vestibular. Entretanto, pôde-se perceber na citada reunião do CONSEPE uma arbitrariedade da Reitoria em afirmar que o “novo” modelo de entrada nas universidades pelo ENEN já seria válido para os BI’s – Bacharelados Iterdiciplinares, em vigor na UFBA. Esta afirmação é extremamente questionável quando coloca os BI’s em um patamar “fora” do universo acadêmico da UFBA. É como se os BI’s fossem uma outra Universidade, o que é uma incoerência tamanha. Os estudantes dos BI’s não podem ser considerados “diferentes” dos estudantes de graduação linear. Estes têm que pertencer a totalidade dos estudantes da UFBA, assim sendo também a eles garantidos diversos direitos que atualmente lhe são negados.

Nesse sentido, é possível perceber o fato que o Reitor tem com os BI’s a oportunidade pessoal de realização de uma experiência empírica subjetiva, excluindo a oportunidade de toda a Comunidade UFBA discutir e participar do processo decisório sobre os BI’s, ou seja, tendo os BI’s como propriedade pessoal. A UFBA não pode ser o trampolim político de Naomar para o ministério da educação. Isso é no mínimo irresponsável.


Assim, O ESTOPIM, reafirma a necessidade de inserção do Movimento Estudantil organizado nesta discussão, para que possamos cobrar a Reitoria um posicionamento qualificado sobre este novo Modelo de entrada nas Universidades, abrangendo assim a totalidade dos estudantes. A comunidade dos BI´S não pode ser enganada pela reitor Naomar. Queremos saber dele quando irá parar de fazer propaganda das maravilhas dos BI´s e garantir a centralidade da discussão que é a verdadeira formação para todos esses estudantes, assim, como a garantia material para que estes permaneçam de forma digna na Universidade.

A REITORIA TEM AGORA A RESPONSABILIDADE DE GARANTIR A CONTINUIDADE DOS ESTUDANTES DOS BI´s NA UNIVERSIDADE!!!

COM A PALAVRA O SR. REITOR NAOMAR DE ALMEIDA FILHO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário