14 de março de 2010

Moção de Apoio aos companheiros de UFBA Barreiras

Salvador, 14 de março de 2010

Aos companheiros do Campus UFBA Barreiras,

O coletivo O Estopim! tomou conhecimento dos recentes acontecimentos que empolgaram na última semana a comunidade universitária da UFBA, campus Barreiras. Entendemos ser este um momento histórico para as reivindicações dos campi ignorados pela administração central, e não podemos deixar de prestar nossa solidariedade aos militantes que se empenham neste processo.
      Viemos a público por meio desta moção não apenas deixar registrado nosso total apoio à paralisação, mas também para somar forças nessa empreitada. Já não é de hoje os diversos ataques que os estudantes, técnicos administrativos e professores sofrem pela precarização da universidade. Assim como em Barreiras, na nossa Salvador também já tivemos diversos episódios onde a força de uma administração equívoca, pelos seus princípios, ousou se erguer contrária aos interesses da comunidade universitária, porém não sem encontrar resistência.  
      Hoje nos somamos à resistência ao Campus Barreiras. Somamo-nos a essa luta por entender que a defesa de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada e laica é dever de cada militante do Movimento Estudantil. Somos cientes da dificuldade a mais representada aos colegas de Barreiras. Acreditamos que o ensino público de qualidade é um direito humano! Todos os interesses e reivindicações devem ser considerados e não simplesmente ignorados. A educação é uma prioridade, algo básico para formação de qualquer cidadã (ão) e está deixado à mercê de um mercado que só tem interesses financeiros.
     O Estopim! é parceiro de todos e todas que lutam por uma educação decente em suas escolas. Que o Estado garanta segurança, facilidade de acesso ao campus, liberdade de expressão popular, uma política sólida e efetiva para a assistência estudantil, condições dignas para o trabalho docente e dos servidores, que trabalham a tantas intempéries. Colocamo-nos à disposição dos companheiros de Barreiras para tudo o que estiver ao nosso alcance nessa que é apenas mais uma das muitas batalhas que juntos travaremos na luta por um sistema educacional coerente. Consideramos mais que legítima a luta e resistência direta ao que acontece em Barreiras, uma luta por direitos e que seja exemplo para os outros campi da Universidade Federal da Bahia.

O Estopim! “Incendiando Corações e Mentes...”

Um comentário:

  1. Mais uma vez vemos a precarização da universidade e o descaso do poder público com a população e seus estudantes!!!
    Vamos a luta galereaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir