2 de março de 2010

Toda solidariedade ao povo chileno

Da coordenação

Pouco mais de um mês depois da catástrofe ocorrida no Haiti que deixou milhares de mortos por todo país caribenho, agora, o Chile é acometido por mais um desastre natural. A cidade mais afetada pelo terremoto foi Concepcion, que localiza-se a cerca de 300 Km da capital Santiago.

O clima de consternação e caos instalado nas regiões afetadas tem gerado uma sensação de instabilidade no país. Centenas de saques foram registrados por uma população faminta, que necessita de remédios e outros bens básicos para a manutenção, com um mínimo de dignidade das suas vidas.

O governo brasileiro por sua vez, como principal potência da região deve assumir o compromisso e a responsabilidade de ajuda humanitária ao povo chileno. Lula se mostrou preocupado com a situação do vizinho e declarou no seu programa diário café com presidente: “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti”. Esperamos que as dificuldades encontradas no mês passado com relação à ajuda humanitária ao povo haitiano sejam menores.

Da parte do nosso coletivo, somos inteiramente solidários ao povo chileno, desejando-lhe a mais rápida recuperação moral e política causada pelos últimos acontecimentos. Dessa forma prestamos total e irrestrito apoio aos homens e mulheres que hoje se encontram em desespero e incerteza. A recuperação do Chile será lenta e gradual, mas em breve deve se consubstancializar fazendo este país retomar o seu papel estratégico na geopolítica da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário