25 de julho de 2010

A impostura da Carta Capital no caso Battisti.



 Da Coordenação

A impostura política de Carta Capital no caso Battisti é um alerta a todos os setores combativos que acreditam em um projeto de país para além do desenvolvimentismo – palavra da moda entre os economistas de centro-esquerda. O referencial de esquerda da referida revista, a qual este blog por tantas vezes publica seus textos, se coloca em cheque quando da matéria Em pele de cordeiro foi publicada a quase um ano.

A matéria sugere que Lula lave as mãos no caso e entregue Battisti aos Berlusconi para que estes lavem a alma de uma parcela da opinião pública que jamais superou os escombros da segunda guerra mundial e da guerra fria. Os anos de chumbo na Itália tiveram como componentes muitos traumas para o povo italiano, submetido a uma disputa ideológica desigual que quase destruiu o país na década de 70.

A matéria ainda pode ser facilmente confundida com a postura atual que a direita vem adotando com relação aos parlamentares petistas e de esquerda, de uma forma geral, no ultimo período. A própria Dilma Rousseff tem sido vítima de cotidianas calúnias quanto ao seu passado na luta armada. Como se um militante político fosse um simples marginal assaltante de bancos.

O jornalismo sério de Carta Capital tem passado por esse triste episódio no caso Césare Battisti. Como bem disse o jornalista Rui Martins: “Enquanto a imprensa européia de esquerda defende Cesare Battisti, Carta Capital usa a mesma linguagem dada aos ‘subversivos brasileiros’ nos anos de chumbo.” Carta Capital se prende unica e exclusivamente aos avanços na área economica do governo para fazer política, mas se esquece que o Partido dos Trabalhadores deveria chegar ao poder não apenas para promover distribuição de renda e sanear a sangria do capital especulativo, mas sim para propor um novo modo de vida para o povo brasileiro. Então diz: “Entregue Battisti, Lula, e garanta as exportações de Minério de Ferro, Óleo Bruto de Petróleo e Soja. Não te mete com esses subversivos. Dane-se sua trajetória.”

A postura do Presidente Lula deve levar em conta os fatores políticos do caso Battisti, bem como a própria constituição. O presidente deve respeitar a Carta Magna que é contrária aos tratamentos ou penas cruéis e degradantes. Vale ressaltar que essa pena será imposta a Césare caso o governo brasileiro decida pela extradição, o que seria uma completa incongruência com a história do próprio Partido dos Trabalhadores e a luta dos seus fundadores pela redemocratização do país.

Continuamos atentos!
Lula liberte Césare!

Nenhum comentário:

Postar um comentário