7 de fevereiro de 2011

A DESPEDIDA DE UM DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS: JTATIC - SAMUEL RUIZ GARCÍA



Faleceu no dia 24 de janeiro, aos 86 anos, em Chiapas México, o bispo emérito Samuel Ruiz (conhecido também como jTatic Samuel). Além dos seus 50 anos de ordenação episcopal, Samuel Ortiz foi presidente desde 1989 do Centro de Direitos Humanos Fray Bartolomé de Las Casas (Frayba). Em nota, a organização colocou que:"Em sua incansável luta pela defesa dos direitos humanos foi inspirador e guia de várias organizações civís e de processos sociais na construção da justiça;"


Nos anos 60 ele se tornou bispo de Chiapas e, ao ter contato com a dura realidade destes povos converteu-se à teologia da libertação, tendo contribuído com as teorias que pensavam uma catequese respeitadora das culturas indígenas e comprometida com a luta por seus direitos. A atuação dos catequeistas e leigos da teologia da libertação em Chiapas tiveram um papel fundamental na formação dos movimentos indígenas independentes que depois se apropriaram do EZLN para ampliar o alcance de sua luta nos anos 80. Embora tudo indique que Ruiz não teve nenhuma participação direta na formação do EZLN, é notório que a área de atuação inicial da guerrilha seja quase idêntica aos limites da diocese e que grande parte dos seus principais líderes indígenas sejam ex-catequistas. Nos anos 70 e 80 a atuação da Igreja ajudou a formar redes de solidariedade e observação dos direitos em Chiapas que serviram de embrião inicial das redes de solidariedade ao zapatismo.

Samuel Ortiz nos deixa com sua 'missão de caminhar ao lado e a serviço do povo pobre, excluido e organizado que busca superar a situação socioeconômica e política que vive' (Frayba). Além disso, fica sua contribuição pela luta do que os zapatistas chama de um 'mundo onde caibam muitos mundos'.
"Samuel Ortiz Vive, la lucha sigue"

Fonte: CMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário