25 de abril de 2011

Direito e movimentos socias

 Por Gerson Costa*

Aconteceu no último dia 14 de abril a Seção Temática Direito e Movimentos Sociais, que contou com a presença dos convidados: Yulo Oiticica (Deputado Estadual PT-BA, que é integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia), Renato Simões (Ex Deputado Estadual PT-SP, atual secretario de Movimentos Populares do PT nacional e conselheiro nacional do movimento nacional de Direitos Humanos) e Samuel Vida (Professor titular da Faculdade de Direto da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Católica do Salvador, ativista do movimento negro há cerca de 30 anos e pesquisador na área de Direito e Relações Sociais).

O evento foi organizado e promovido pelo recém criado Núcleo de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UFBA, em parceria com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFBA. O seminário aconteceu no campus da Faculdade de Direto e, além dos convidados, o evento contou com a presença de uma numerosa platéia composta por alunos do curso de Direito, estudantes de outros cursos da UFBA, integrantes do DCE e de membros do Núcleo de Direitos Humanos.

Os palestrantes fizeram uma análise bastante lúcida e perspicaz da atual conjuntura econômica e sociopolítica, em que está inserida a relação bilateral entre o direito positivado e os movimentos sociais, tendo em vista as perspectivas desses importantes componentes sociais. As falas do Deputado Estadual, do Professor e do conselheiro nacional do MNDH, Yulo, Samuel e Renato, respectivamente, fomentaram os desafios que as “minorias sociais” ainda enfrentam no Brasil, levando em conta os avanços sociais conquistados nos últimos oito anos. Contudo, ponderaram que ainda há muito que avançar para termos, de fato, uma sociedade igualitária.

Após a explanação dos palestrantes foi aberta uma rodada de perguntas onde os estudantes tiveram a oportunidade de elaborar questionamentos referentes a temática do debate e eventuais considerações concernentes às falas dos convidados. Logo após responder as questões levantadas pelos estudantes, os convidados finalizaram o seminário, felicitando a iniciativa dos organizadores do evento e apontaram a importância social em se discutir Direito e Movimentos Sociais.

Esse foi o primeiro ciclo de debates organizado pelo núcleo de direitos humanos da Faculdade de Direito em parceria com o DCE-UFBa. Que venham os próximos!

*Gerson Costa estudante de direito e coordenador do Núcleo de direitos humanos do Coletivo O Estopim!

Um comentário:

  1. Importante trazer o debate de direitos humanos em uma Faculdade tão conservadora!

    Parabéns camaradas pelo debate, pela luta e pelo aniversário.

    Saudações quilombolas e comunistas!

    ResponderExcluir