1 de maio de 2011

3 Anos de rigorosa disciplina Bolchevique!

Reproduzimos aqui o texto da camarada Taisa Ferreira do ano passado quando a nossa organização completava dois anos. Este texto é o fiel retrato da história do coletivo O Estopim. E que venham mais três!

Por Taisa Ferreira*
Meados de 2008, um grupo de militantes insatisfeito com os vícios na prática de militância, embuidos de divergências de programa e na forma como discussões e decisões eram travadas em seu agrupamento de origem ( Juventude Revolução) começa a dialogar e a construir o esboço do que entendem como perspectiva diferenciada para o movimento estudantil.

A constituição de nosso coletivo se deu por não compactuarmos com a prática de movimento baseada na burocratização e na política dos aparelhos burgueses, por entendermos que acima de tudo na luta, estão as reinvidicações históricas do povo.
Em meio a desejos, certezas, coragem, receios, dúvidas, mas com muita vontade de fazer diferente, surge o Coletivo O Estopim! formado por jovens universitários e trabalhadores que acreditam no movimento social e estudantil pautado no dialogo aberto, no respeito, na confiança, em numa construção seja verdadeiramente realizada por todos os sujeitos que o compõe.
Aprendizagens, fortalecimentos, debates, dificuldades, conquistas, renovações e outras diversas situações e sentimentos foram vivenciados nesses dois anos de caminhada, crescemos conjuntamente, amadurecemos nossas idéias, objetivos e bandeiras de luta, afinamos nosso discurso e hoje mais do que nunca sabemos o que queremos, a que viemos e como caminhar para a cada dia firmamos mais e mais nossa diferença.
Em dois anos foram compartilhados momentos que se poderiam entender desanimadores, momentos carregados de energia e fôlego, situações as quais tem nos possibilitado ensinar e aprender, sempre construindo um movimento de maneira democrática, transparente, tendo o respeito e a confiança como base para ação.
A cada dia nossa identidade se firma, e nessa breve caminhada esse é um dos nossos frutos mais saborosos, ter aprendido a saber quem somos, e demarcar nosso papel na sociedade em que vivemos.
É um doce prazer compor esse coletivo, me saber parte de um espaço em que a conquista dos corações e mentes são objetivos constante, em que a transformação começou através de nós mesmos.
Como dissemos há tempos atrás:
“A liberdade é como o amanhecer, alguns esperam dormindo, mas outros acordam e caminham durante a noite para alcança-la, Nós de O Estompim! somos viciados em insônia e deixamos a história desesperada”
Parabéns a todas e todos que compõe O Estopim, pelos dois anos de muitas lutas, superações, sorrisos e aprendizagens.
Taisa Ferreira é militante do Estopim! e mestranda da UEFS.

2 comentários:

  1. Parabéns a nós por mais um ano de caminhada. E que venham muitos outros com muito mais intensidade, coragem e conquistas. ")

    ResponderExcluir