3 de novembro de 2011

Plano Estadual de Juventude é aprovado na Assembléia Legislativa.

O Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) e a Coordenação Estadual de Políticas para a Juventude comemoram a aprovação, na Assembléia Legislativa, do Plano Estadual de Juventude, Projeto de Lei – 1835/2010, que passa a ser o primeiro instrumento legal a tratar dos direitos dos jovens na Bahia.

A aprovação do Plano é resultado de uma intensa mobilização juvenil, que começou com a I Conferência Estadual, realizada em 2008 e culminou com a II Conferência Estadual da Juventude, que reuniu, durante 3 dias, na Escola Parque, em Salvador, mais de 2 mil jovens de todas as regiões do Estado.

Num clima de muita empolgação e energia, os jovens votaram uma Resolução Final que definiu como prioridades da Bahia a importância do acesso ao ensino superior e a qualificação profissional, além da garantia de educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas.

Segundo o secretário de Relações Institucionais (a quem a Coordenação e o Conselho estão vinculados), Cezar Lisboa, o Plano é um exemplo de participação cidadã, uma vez que a sua construção foi um trabalho dos próprios jovens. Traça metas para os próximos 12 anos em políticas de inclusão para a juventude em todas as áreas e passa a ser referência de Estado e não mais de governo na construção de políticas juvenis.
Para o presidente do CEJUVE, Juremar Oliveira e para Vladimir Pinheiro, coordenador Estadual de juventude, “neste primeiro momento, nosso sentimento é de enorme alegria e satisfação porque foi uma vitória de toda uma geração de jovens militantes. E, no segundo momento, a sensação é de desafio porque a partir de agora temos de tirar os compromissos do papel e transformá-los em efetiva melhoria da qualidade de vida da população jovem”.

Eles destacaram também o compromisso assumido entre governo e oposição, o que permitiu a rápida aprovação do projeto, que foi votado em dois turnos por acordo de lideranças. Ressaltam também o trabalho do deputado Yulo Oiticica, presidente da Frente Parlamentar da Juventude e relator do projeto que será sancionado pelo governador Jaques Wagner.

“Chega a esta Casa o Plano Estadual de Juventude. Fruto dos sonhos, dos desejos, das mãos de tantos jovens da Bahia inteira. A votação acontece num momento oportuno em que a Bahia acaba de realizar a II Conferência Estadual de Juventude, somando mais de 300 conferências municipais, além de 26 conferências em 26 territórios, elegendo 1.600 delegados, reunindo mais de 50 mil jovens ao longo desse processo. A Assembléia Legislativa faz história quando aprova, pela primeira vez, agindo na perspectiva do avanço do protagonismo juvenil, a política estadual de integração do jovem com o desenvolvimento político do nosso estado”, comemora Yulo.
aprovado-plano

Nenhum comentário:

Postar um comentário