28 de dezembro de 2011

Nenhum aumento no transporte! Passe livre já!

Com o fim de mais um ano letivo para os mais de 600mil estudantes na capital baiana alerta-mos a população que não devemos descansar, pois, o SETEPS em conluio com o prefeito prepara um novo aumento para o transporte público. Este será o terceiro ano consecutivo de aumento na nossa cidade, que, por tabela, conta ainda com um dos mais caros entre as capitais brasileiras. Além de ser um dos piores do Brasil, sendo: lentos (estamos habituados aos engar-rafamentos), sujo, cheios (quem vai pra estação Pirajá às seis da manhã sabe bem como saem os ônibus) e horários limitados (quem fica até mais tarde na rua vê as dificuldades em voltar pra casa).
A estratégia do SETEPS e da Prefeitura de Salvador foi elaborada após a experiência da Revolta do Buzu (2003), que parou a cidade entre os meses de Agosto e Setembro daquele ano, sendo um do movimentos mais marcantes na luta contra o aumento da tarifa em todo o Brasil. Naquela época, o Prefeito Antônio Imbassahy foi obrigado a sentar e ouvir as exigências estu-dantis, que mesmo não chegando a reduzir o valor, foi conquistado o direito a meia passagem aos domingos, o aumento do número de unidades para meia etc. As grandes mobilizações de 2003 levaram os empresários e prefeitura a pensarem numa época estratégica para o aumento - no período de férias, nas costas dos estudantes, reduzindo sua capacidade de mobilização.

Aos poucos o movimento estudantil vem conseguindo superar essa dificuldade, através das mobilizações - facilitadas pelas redes sociais, e com um processo de articulação mais coeso e propositivo. Foi assim que no ano passado mais de 600 estudantes foram as ruas contra o aumento da passagem que saiu de 2,30 para 2,50 e mais uma vez assustamos o SETEPS e seus aliados. O transporte continuou no mesmo valor, mas a luta e organização desses estu-dantes tem gerado acúmulo para um importante debate que vai além do valor da passagem como a questão do direito de ir e vir, além da mobilidade urbana.

É com esse acúmulo e disposição que não podemos esquecer que 2012 é um ano estratégico para os rumos da cidade, pois definiremos o novo prefeito de Salvador. A juventude organiza-da deve se preparar para pautar todos os candidatos no que tange os seus interesses, onde o debate do passe-livre deve ser um dos carros-chefe das nossas reivindicações. Iremos às ruas para dizer isso a todos os prefeituráveis!

Neste sentido, O Coletivo “O Estopim!” faz um chamado a todas as organizações do movi-mento estudantil e para o conjunto dos estudantes para estarem alerta nos próximos dias con-tra mais um ataque a classe trabalhadora da nossa cidade. Os trabalhadores e trabalhadoras não podem arcar com mais um aumento cruel para garantir o lucro insaciável dos empresários do transporte. Queremos um transporte público capaz de atender as necessidades da popula-ção e da juventude.

Para isso devemos nos organizar através de uma rede capaz de congregar os/as diversos estu-dantes e trabalhadores dispostos a combater esse ataque orquestrado por aqueles que mais se beneficiam com a situação. Chamamos a todas e todos para se posicionarem ao lado dos tra-balhadores e trabalhadoras de Salvador e construir o Fórum do Transporte Público capaz de aglutinar os setores da sociedade para as nossas posições.

Nenhum aumento de passagem!
Pela lei do Passe Livre Estudantil – (Já existe em Brasília - Lei n° 4.371/09)
Pela construção do Fórum do Transporte Público
Pela criação do Conselho Municipal de Transporte

Tabela de algumas das principais capitais

Recife 2,00
Brasília 2,00 Fortaleza 2,00
João Pessoa 2,10
Natal 2,20
Goiânia 2,25
Vitoria 2,30
Belo Horizonte 2,45
Rio de Janeiro 2,50
SALVADOR 2,50 mais o aumento de 2012

Use essa Hashtag #SeAumentarOBixoVaiPergar no twitter e mobilize-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário