15 de março de 2012

Direitos Humanos nos UNE!

Os estudantes organizados estão vivendo mais um momento importante para sua história de lutas - o "Março Verde-Amarelo". 

Durante o mês, a UNE convoca estudantes de todo o Brasil para ir às ruas lutar por seu direito ao acesso à educação e gritar um “Não!” à política de altas taxas de juros, ao pagamento da dívida pública e ao corte do orçamento federal. A UNE exige a destinação de 10% do PIB e 50% do fundo nacional do Pré-Sal para a educação. Os atos e passeatas ocorrerão em todo o Brasil, culminando com uma grande passeata em Brasília, dia 28 de março, dia em que nacionalmente o ME homenageia o estudante Edson Luis (assassinado pela Ditadura Militar em 1968), e outra em São Paulo,dia 4 de abril.

E as primeiras atividades dessa grande Jornada já começaram. Nos dias 14 e 15 de Março de 2012 temos  exposição sobre a Ditadura Militar na Faculdade de Direito da UFBA e o debate sobre a Justiça de Transição e Comissão da Verdade. Hoje a atividade se dará na sala 109 da mesma faculdade e inicia-se as 10:30.  É necessário levar ao público estudantil, o que representa essa comissão para a sociedade brasileira no que concerne a apuração dos crimes cometidos pela ditadura militar.

A Jornada de Lutas levarão os estudantes às ruas para mostrar a sua cara, reivindicando as suas bandeiras por uma educação de qualidade, uma formação que supere a lógica de mercado, a redução das mensalidades nas IES privadas, o passe-livre e tantos outros pontos. O grande militante baiano Frederico Perez que faleceu no dia 23 de janeiro deste ano será homenagem pelas entidades com a nomeação desse conjunto de reivindicações e lutas como Jornada de Lutas Frederico Perez. 

Em cada sala de aula, em cada C.A. e D.A. é necessário organizar os estudantes para a luta por um mundo ambientalmente sustentável, respeitador dos Direitos Humanos e socialmente igualitário. Vamos para as ruas dizer que este modelo econômico que sustenta os banqueiros e suas crises não nos interessa!

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!” (Che)



Nenhum comentário:

Postar um comentário