20 de abril de 2012

Nota de solidariedade aos companheiros ameaçados e agredidos por se manifestarem contra a Ditadura Civil-Militar

No último dia 29 de março, centenas de manifestantes se reuniram em frente ao Clube Militar no Rio de Janeiro, onde ocorreria, por parte dos militares da reserva, “comemoração” aos 48 anos do golpe de 1964. Nesse fatídico dia, cinco militantes da Juventude do PT foram agredidos e continuam sendo ameaçados. Dentre eles, três companheiros do movimento “Refazendo”: Luiz Felipe Garcez, Rodrigo Mondego e Gustavo Santana.

O companheiro Gustavo Santana, inclusive, teve o braço quebrado, de modo a ter de passar por uma cirurgia. Os elencados companheiros tiveram os seus nomes divulgados em diversos blogs e sítios mantidos por militares. O companheiro Luiz Felipe Garcez, por exemplo, teve sua foto divulgada por jornais da grande imprensa golpista. Desde então, tem sofrido ameaças pela rede, por telefone e teve a sua vida pessoal devassada. Tal clima de tensão remonta os terríveis anos de chumbo, em que os militares e seus asseclas civis cometeram diversos crimes de lesa-humanidade, alguns deles, inclusive, que causaram condenação internacional ao Brasil em sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2010.

O protesto ocorrido no Rio de Janeiro não foi o único. Em diversas capitais brasileiras atos e manifestações pela criação da Comissão Nacional da Verdade foram realizados. A movimentação dos militares nos últimos meses, amparada em grande parte pela grande mídia nacional, deixa às claras intenções contra a instalação da comissão e, caso instalada, não seja efetivada e nem obtenha resultados. Cabe aos movimentos sociais, em especial a juventude, construir manifestações de grande envergadura nas Universidades, nas principais praças, nas escolas e em frente a quartéis do exército, utilizados pela ditadura para torturas e assassinatos duarante o regime. Cabe ao Estado brasileiro portar-se democratico, assim efetivando conquista árdua impulsionada pela mesma juventude ao longo da historia e sobretudo no século xx.

Tais fatos reforçam em si a necessidade da implementação da comissao da verdade no Brasil. Conhecer de fato a historia e assim punir seus carrascos significa, acima de tudo, valorizar a democracia por tantos construida e pensar um futuro no qual as manchas de nossa historias nao tornem-se eloquentes em nossa sociedade. Esclarecer fatos passados - que ainda ressoam no presente- para evitar que a historia se repita

Solidariedade aos companheiros do Rio de Janeiro agredidos pela Polícia Militar e ameaçados por parte dos agentes da ditadura ainda hoje em atividade no país!

Pela imediata instalação da Comissão Nacional da Verdade!

Pelo cumprimento imediato da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que estabelece que crimes contra a humanidade não podem ser anistiados!

Que os agentes do Estado brasileiro torturadores e assassinos sejam exemplarmente punidos!

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!”
Salvador, abril de 2012
Diretório Central dos Estudantes- UFBA
Diretoria de Direitos Humanos da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário