18 de maio de 2012

16 de maio: Para que nunca mais aconteça!

16 de maio: para que nunca se esqueça. Para que nunca mais aconteça!

Rumo ao 7° Congresso de Estudantes da UFBA – CONUFBA: 22 a 25 de maio

Em 16 de maio de 2001, milhares de pessoas protestavam de forma pacífica em marcha pelas ruas do centro de Salvador. O Campo Grande, o Canela, a Graça e os contornos da Universidade Federal da Bahia foram tomados por trabalhadores(as), intelectuais, artistas e estudantes. O objetivo era constranger o então Senador Antônio Carlos Magalhães (do antigo PFL e atual DEM) por suas peripécias no Congresso Nacional.

Mas o que era um protesto pacífico e democrático se transformou em um dos episódios mais violentos na história recente da Bahia. O Batalhão de Choque da Polícia Militar, autorizado pela então Secretária de Segurança Pública do Estado, Kátia Alves, e com a aquiescência do então Governador Cesar Borges, atacou o movimento com bombas e bordoadas, culminando com a tão propalada invasão por parte da PM no Campus da UFBA, mais precisamente à Faculdade de Direito. O resultado foram dezenas de estudantes feridos, correria generalizada e o constrangimento público de professores e servidores que tentavam, em vão, negociar com os invasores. O 16 de maio de 2001 não destoa, em linhas gerais, de episódios similares ocorridos durante a Ditadura Civil-Militar.

Nesse sentido, todo dia 16 de maio deve ser encarado pelos(as) trabalhadores(as) e estudantes como “Dia de Luta contra as Oligarquias Baianas”. Elas ainda existem, muitas vezes não facilmente identificáveis, mas com atuação plena nos bastidores do poder do Estado. Esse combate deve se dar de forma intransigente, de modo que possamos avançar na perspectiva de um Estado verdadeiramente republicano.


Acreditamos que a UFBA deve assumir um papel importante nesta luta. A nossa Universidade ainda está longe de compreender o papel que as lutas sociais desempenham no fortalecimento da democracia. Só com esta compreensão podemos avançar na trilha da transformação do Estado. E as/os estudantes, em articulação com os/as trabalhadores(as), devem contribuir de forma decisiva no sentido da transformação desta realidade.


Rumo ao 7° Congresso dos Estudantes da UFBA, convocamos todas e todos para um amplo debate sobre:

-- 16 de maio: “Dia de Luta contra as Oligarquias Baianas”;

-- Democratização da Universidade;

-- Universidade 100% Pública;

-- Não ao capital estrangeiro nas IES;

-- Defesa das Ações Afirmativas: Queremos avanços, não retrocessos!

-- 15% do Orçamento da UFBA para Assistência Estudantil!

-- Pelo cumprimento imediato das pautas aprovadas na reunião do CONSUNI no dia 20 de outubro de 2011!



Salvador, 16 de maio de 2012.

Coletivo O Estopim – Incendiando Corações e Mentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário