27 de novembro de 2012

Sobre a eleição da APUB


A eleição da APUB situa-se no epicentro da disputa ideológica na Universidade Federal da Bahia. A unidade dos três segmentos construída durante a greve,a reorganização da esquerda universitária e a saúde do movimento docente perpassam necessariamente pela escolha da nova diretoria do sindicato. Em uma Universidade essencialmente conservadora, o desafio de fazer da APUB um instrumento de luta da classe trabalhadora está posto.

O movimento paredista em 2012 foi o regente maior do processo de reorganização da categoria na UFBa. A eloqüência do anseio á luta fora diretamente proporcional á resistência de sua direção em fazê-la: coube á setores organizados e novos professores essa árdua tarefa. A política adesista, atrelada e antidemocrática preconizada nos últimos oito anos, assim evidencia a crise de direção existente em na entidade e com isso a necessidade de transformá-la.


APUB, movimento estudantil e unidade dos três segmentos

A greve de 2012 trouxe á tona a importância de que as três categorias na UFBa entendam-se enquanto classe trabalhadora. Se por um lado, a última conversa oficial entre DCE e APUB ocorreu apenas em 2007, por outro a construção de um fórum permanente de debate e atuação mostrou-se fundamental para a disputa de um projeto de esquerda na Universidade. As diferentes reações quanto á ocupação do prédio da reitoria em 2007 pelo movimento estudantil e da FAPEX em 2012 são prova significativa disso.

No entanto, a unidade só pode ser estabelecida com um programa claro, que estabeleça as necessidades fundamentais da categorias compreendendo suas diferenças, porém avançando e valorizando a unidade. Não só é fundamental que a APUB defenda e coloque-se á disposição para a construção de espaços organizativos dos três segmentos, mas também que abrace as suas pautas, assim como foi à produção da carta unificada que baseava-se sobretudo em pontos como gestão participativa, assistência estudantil, condições de trabalho, ensino, pesquisa e extensão e extinção da fundações.

Perspectivas e disputa de poder

Faz-se fundamental a disputa do centro da Universidade e com isso a consolidação dos anseios de sua força motriz. A eleição da APUB não apenas reconfigura o tabuleiro das próximas eleições para a Administração Central, como será fator primordial para que a aliança dos três segmentos possa produzir política e aprofundar debates sobre temas que povoam a UFBa. A construção de um projeto de poder perpassa necessariamente pela consolidação na base e pelo fortalecimento da articulação á esquerda no Conselho Universitário.

Devemos reorganizar a esquerda universitária e derrotar o projeto conservador representado pela gestão atual da administração central. E para tal o capítulo da APUB se faz fundamental para uma nova hegemonia na nossa Universidade.

O CONSUNI que deliberou sobre a EBSERH demonstrou a capacidade da unidade política construída através de pauta política determinada. Superar as dificuldades organizativas e inaugurar uma nova etapa na APUB pode representar a possibilidade de um novo capítulo nos rumos da UFBa.

Por que apoiamos á chapa APUB VIVA?

O desserviço prestado pela ultima direção da categoria docente neste importante processo de mobilização vivido em 2012 serve de alerta para o governismo. A independência da categoria deve vir a cima dos compromissos promíscuos de uma entidade com o seu patrão, o governo federal.

Com isso, nós, do Coletivo O Estopim, apoiamos e assim construímos luta em conjunto com a chapa APUB VIVA, firmando acordo com os companheiros da chapa 2, no que diz respeito ás pautas construídas durante a greve e outras.

Estaremos ao lado daqueles que acreditamos estão mais aptos, nesta conjuntura, a recolocar essa importante entidade nos caminhos da luta.

“Ou dedicamos a vida a revolução, ou dedicamos a vida ao capitalismo. Não há terceira via”

Novembro de 2012,
Coletivo O Estopim!

4 comentários:

  1. Claro que existe terceira via, prova disso foi a reeleição do Barack Obama =D. Mas claro que quem pretende seguir carreira de político sempre vai ser a favor do socialismo/comunismo, pois assim fica mais fácil iludir o pobre.

    ResponderExcluir
  2. Claro que existe terceira via, prova disso foi a reeleição do Barack Obama =D. Mas claro que quem pretende seguir carreira de político sempre vai ser a favor do socialismo/comunismo, pois assim fica mais fácil iludir o pobre.

    ResponderExcluir
  3. Eu falo isso com conhecimento de causa, pois eu tenho uma pessoa (não posso revelar o nome) que sempre participou de sindicato, já foi chefe de sindicado e me contou que em sindicato algumas pessoas viajam com o dinheiro do povo trabalhador dizendo que vai estudar fora ;-). Vocês não são jovens ruins, apenas são jovens sonhadores, eu já sou muito cética em relação a diversas coisas, pois eu sempre fui uma pessoa ingênua, a vida me fez PhD natOralmente nas malícias do povo!!

    ResponderExcluir
  4. Eu falo isso com conhecimento de causa, pois eu tenho uma pessoa (não posso revelar o nome) que sempre participou de sindicato, já foi chefe de sindicado e me contou que em sindicato algumas pessoas viajam com o dinheiro do povo trabalhador dizendo que vai estudar fora ;-). Vocês não são jovens ruins, apenas são jovens sonhadores, eu já sou muito cética em relação a diversas coisas, pois eu sempre fui uma pessoa ingênua, a vida me fez PhD natOralmente nas malícias do povo!!

    ResponderExcluir