17 de maio de 2013

Em defesa da memória, verdade e justiça!


Torturadores não nos acusarão.
Nesta sexta-feira(17), às 8h50, no Juizado Especial Criminal, localizado próximo ao Colégio Central, ocorrerá uma audiência entre o jornalista Emiliano José e o Pastor Átila Brandão. Motivo: o pastor se sentiu ofendido por um texto do jornalista intitulado “A premonição de D. Iaiá”, que retrata as torturas sofridas pelo então militante contra a ditadura militar, hoje professor, Renato Afonso, perpetradas sob o comando do então agente da repressão, hoje um bem sucedido pastor evangélico, Átila Brandão.

Átila Brandão, conforme relata documentos da época, também foi agente infiltrado da ditadura na Universidade Federal da Bahia, como estudante da Faculdade de Direito. Ali, denunciava estudantes ligados ao movimento estudantil, provocava desordens e culpava os militantes de esquerda. Um provocador disfarçado de estudante, hoje um Pastor que comanda uma igreja muito bem sucedida financeiramente, a Igreja Batista do Caminho das Árvores, que possui filiais em outras partes do país. Influente na política soteropolitana, já se candidatou ao Governo do Estado, atua como cabo eleitoral onde troca os supostos votos dos fiéis por vultuosas quantias em dinheiro. Nas últimas eleições, ao lado de ACM Neto, atuou fortemente no processo que recolocou o carlismo no executivo municipal. Como resultado, conseguiu cargos na administração do DEM.


Neste sentido, denunciamos à comunidade baiana as atividades criminosas desencadeadas por Átila Brandão. De acusado a acusador, Átila ameaça a liberdade de expressão ao judicializar uma opinião jornalística comprovada, ademais, por documentos e testemunhos. Não se trata de um assunto privado, a partir do momento em que um agente, atuando em nome do estado, pratica ou ordena a tortura de cidadãos. Em situações como esta, em que vilões buscam se transformar em vítimas, entendemos que a democracia está ameaçada. E o nosso compromisso, enquanto juventude organizada, é com a luta do povo brasileiro em defesa da memória, verdade e justiça!

Nem um minuto silêncio pelas vítimas da ditadura militar!"

Salvador, 17 de maio de 2013.

Coletivo O Estopim - Incendiando corações e mentes pela memória, verdade e justiça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário