16 de maio de 2013

Estudantes podem vivenciar as tarefas de deputado por cinco dias


Estudantes do ensino médio de todo o país, com idade entre 16 e 22 anos, podem se inscrever para o Parlamento Jovem Brasileiro até o dia 14 de junho. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar o trabalho de um deputado federal durante cinco dias. A edição de 10 anos do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro, na Câmara dos Deputados, e irá reunir 78 participantes representando todos os estados.

Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do Brasil. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente no estado ou município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan Page (www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro) do Parlamento Jovem Brasileiro, no endereço.

Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.

Assista aqui o vídeo que mostra um pouco do que foi a última edição do Parlamento Jovem.

Mais informações podem ser obtidas na página do Parlamento Jovem 2013.

Informações do site da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário