8 de junho de 2013

Nota de repúdio à intolerância da Polícia Militar da Bahia contra manifestação pacífica de estudantes e trabalhadores da FTC

O Coletivo O Estopim! manifesta o seu apoio irrestrito aos estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) que, de forma pacífica, realizaram manifestação pública em defesa da qualidade do ensino naquele centro universitário na última terça-feira(04/06). A FTC, como diversas entidades privadas, que dirigidas por empresários pouco ou quase nada comprometidos com uma educação de qualidade, passa por problemas do ponto de vista estrutural, além da insuficiência de condições de trabalho dignas a professores e funcionários.

  A juventude brasileira tem sido vítima de diversos atos de repressão país afora. Em Goiânia, Natal e São Paulo, estudantes e trabalhadores foram às ruas em protesto contra o aumento do preço das tarifas de ônibus. A juventude das periferias urbanas de diversas capitais do país também tem se levantado indignada contra o aparato estatal que tem assassinado jovens, principalmente negros, nos últimos meses. Todas essas manifestações têm sido duramente atacadas pelas tropas de choque com tiros, bombas e bordoadas. Tais movimentos de contestação também são criminalizados pela mídia conservadora que tem feito coro junto a setores que lucram com esses ataques a população.
Nesse sentido, nos solidarizamos aos estudantes e trabalhadores que vão às ruas em defesa dos seus direitos. Repudiamos a ação da Polícia Militar da Bahia, instituição repressora criada durante da Ditadura Militar, forjada sob a égide do combate às legítimas manifestações do povo, que permanece orientada sob os mesmos valores do período carlista que tanto massacrou os lutadores e as lutadoras baianas. Repudiamos também a manifestação descabida, autoritária e injusta de membros do Governo da Bahia, dos mais diversos escalões, que coadunam com esta ação desastrosa da PM.

É fundamental uma retratação pública do Secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa e do Governador Jacques Wagner!

Salvador, 07 de junho de 2013.
Coletivo O Estopim! Incendiando Corações e Mentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário