8 de julho de 2013

Por que não compomos chapa para eleições do CARB

A Faculdade de Direito da UFBa passou por um processo de movimentação politica seja por parte dos docentes seja por parte dos discentes. Dois exemplos comprovar essa assertiva: O FDUBA Movimenta que levou os estudantes dessa faculdade a conhecer e frequentar importantes espaços de deliberação em nossa universidade como o CONSUNI rompendo, naquele momento, com isolamento da Faculdade de Direito em relação à universidade e entre os docentes foi a forte participação desses na greve geral ocorrida em 2012 e posterior construção e apoio a chapa APUB VIVA nas eleições da APUB SINDICATO. 

Porém, essa movimentação discente não teve consistência nem produziu os efeitos esperados, hoje a Faculdade passa pelo mesmo estado de apatia politica vivido antes desse período de movimentação.

Tínhamos, nesse processo de eleição do CARB, a oportunidade de tornar a faculdade de Direito um centro premente de debate e formação politica colocando em discussão assuntos em foco no cenário atual como, Projeto de Educação, adesão da UFBa ao SISU , Direitos humanos/ Comissão da Verdade, Democratização da mídia, redução da maior idade penal , Assistência Estudantil, Segurança na Universidade, Fundações na universidade Passe livre, dentre tantos outros assuntos.

Pautamos pela construção de uma Frente Ampla que unificasse a esquerda na faculdade de Direito, construída com base em um programa politico, partindo da concepção de que a divisão da esquerda só fortalece a direita. 

O CARB é uma entidade de BASE, e como tal possui ou deveria possuir algumas peculiaridades no processo de composição de chapa para sua eleição: A primeira delas é saber que o dialogo central não é entre forças politicas mas sim com conjunto de estudantes da unidade, isso é essencial para a composição de chapa e garantir um processo efetivamente democrático. Segundo é amadorismo politico colocar as entidades gerais como pressupostos para composição de chapa para as entidades de base, pois, estas são formadas em sua maioria por estudantes independentes e por estudantes ligados a algum grupo politico, e obviamente defende sua posição individual e quando for necessário um posicionamento da entidade de base sobre a entidade geral, havendo divergência na chapa, o conjunto dos estudantes em assembleia é plenamente legitimo para deliberar sobre esse assunto.

Nesse sentido, optamos por não compor uma chapa nessa eleição ao CARB, pois nenhuma delas estava apontando para a garantia desses requisitos essências, o debate na faculdade e a unidade da esquerda. Porém continuamos em luta mobilizados para consolidar o projeto popular de universidade na Faculdade de Direito.

Um comentário:

  1. POR FAVOR, O ESTOPIM, ME PERDOEM.
    http://pedido-de-perdao-ao-estopim.blogspot.com.br/2013/11/por-favor-o-estopim-me-perdoem.html

    ResponderExcluir