29 de agosto de 2013

Associação de Casas de Estudantes da Bahia realiza Seminário na Residência de Morro do Chapéu

  http://www.chapadaonline.com/wp-content/uploads/2013/08/remoc1.jpg


A Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB) acaba de completar quatro anos de refundação e em comemoração ao 4º aniversário de sua reestruturação foi realizado na tarde do último sábado (24.08), o Seminário “Balanços e Perspectivas”. O evento aconteceu na Residência Estudantil de Morro do Chapéu em Salvador (Remoc), e trouxe dois temas bastante emblemáticos: Trajetória do Movimento de Casa de Estudantes e Política Pública de Juventude.

 O orador do encontro Adílio Domingues, que é membro da ACEB e morador da Residência 5 da UFBA, deu as boas vindas aos presentes e convidou os membros a compor a mesa. Para debater Movimento de Casa de Estudantes foram convidados Antônio Claudio da Silva Pires, ex-morador da residência Estudantil de Ipirá, membro da comissão de fundação da ACEB, mestrando na Universidade Federal da Bahia; Wanderson Pimenta, ex-morador da residência Estudantil de Guanambi e Residência Universitária I UFBA, Estudante de Direito, articulador da refundação da ACEB; e o anfitriã Josemário de Carvalho Oliveira, morador da Residência Estudantil de Morro de Chapéu, estudante de Jornalismo e membro da comissão de refundação da ACEB.
http://www.chapadaonline.com/wp-content/uploads/2013/08/remoc.jpg

 Debatendo Política Pública de Juventude fizeram presente à mesa Rondinei Novaes, morador da Residência Estudantil de Mucugê, estudante de Direito, atual membro da ACEB; Patrício Souza representante do Conselho Estadual de Juventude; e o deputado estadual Yulo Oiticica, 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa e Presidente da Frente de Juventude e Assistência Social.


  O evento que teve a participação massiva de estudantes de diversas residências do interior do estado, assim como representantes das residências universitárias da UFBA, também contou com a presença do ex-deputado Gilberto Brito, que é natural de Paramirim-BA, e em sua passagem pelo parlamento sempre foi um dos defensores das casas de estudantes. Após o encerramento foi servido um coffee break ao lindo som de voz e violão tocado por Uesley Antunes morador da Residência de Uibaí, membro da comissão de refundação da ACEB, na doce voz da estudante de Farmácia Rízia Freitas, ex-moradora da residência de Mucugê e atual residente da residência 5 da Ufba.

 
A ACEB – Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB) é uma ramificação da antiga Confederação Interiorana de Vestibulandos e Universitários da Bahia (CIVUBA), e tem dado apoio ao movimento em busca do direito à moradia estudantil, assim como também veem buscando novos projetos de ampliação do movimento estudantil e tentado um alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal, dentre outras entidades, tentando encontrar soluções para dar autonomia às residências, para que essas possam atender e dar suporte dentro das necessidades básicas a esses jovens.


Josemário De Carvalho Oliveira

Fonte: http://www.chapadaonline.com/especial/associacao-de-casas-de-estudantes-da-bahia-realiza-seminario-na-residencia-de-morro-do-chapeu

Um comentário:

  1. POR FAVOR, O ESTOPIM, ME PERDOEM.
    http://pedido-de-perdao-ao-estopim.blogspot.com.br/2013/11/por-favor-o-estopim-me-perdoem.html

    ResponderExcluir