27 de setembro de 2013

Milton Santos é homenageado em conquista histórica: Comissão da Memoria e Verdade da UFBA!

  1. Em 09 de abril de 1964 o Conselho Universitário da UFBA posicionou-se ferozmente a favor e em defesa irrestrita do golpe militar.”Congratula-se com a vitória da democracia contra o comunismo e saúda as gloriosas forças armadas por defenderem os interesses da nação”. 
  2. Se por um lado, a Universidade colaborou institucionalmente com o golpe de 1964, por outro , esta mesma instituição foi um dos maiores palcos de resistência, ao regime de exceção. A UFBa enquanto instituição burocrática apoiou, mas muitos resistiram e deram suas vidas em defesa da democracia.
  3. Mais de vinte anos depois, a sessão ordinária do Conselho Universitário aprovou a Comissão da Memória e Verdade da UFBA. Tardiamente lançada, a comissão, que ainda não tem sua composição definida, deve ser compreendida como uma vitória daquel@s que lutam em defesa da democracia na universidade.
  4. De nome Comissão da Memoria e Verdade Milton Santos UFBA, em homenagem ao intelectual e ativista baiano,a comissão terá a árdua tarefa de revelar-nos a verdade de nossa historia, e contribuir para que possamos varrer os resquícios da ditadura militar nessa universidade. Resgatar nossa história, ainda que doa.
  5. Devemos construir uma comissão que de fato nos ajude a tornar público nossas dores e nossos heróis e heroínas anônimos,que se articule com a comissão estadual e nacional da verdade. Uma das conquistas que essa comissão deve proporcionar é a alteração do nome do PAF 2- ALCEU HILTNER (apoiador da ditadura na UFBA) para ISIDORIO BATISTA, exonerado logo após o golpe por ser “negro, funcionário, comunista e "agitador”. Nesse sentido, o próprio lançamento oficial deverá ser marcado por forte intervenção do movimento estudantil, e deve, como ponto de partida, reincorporar á UFBA. todos aqueles que foram vitimas do decreto 477!

-Pela reincorporação á UFBA de todos aqueles que foram vítimas do decreto 477!
-Pela renomeação do PAF 2: Isidório Batista!
-Por uma Comissão da Verdade que represente todos os setores da UFBA de forma paritária entre os segmentos que a compõe. 
-Pelo Direito a Memória e a Verdade na UFBA!

Coletivo O Estopim!
Incendiando Corações e Mentes pelo Direito a Memória, a Verdade e a Justiça!

Um comentário:

  1. POR FAVOR, O ESTOPIM, ME PERDOEM.
    http://pedido-de-perdao-ao-estopim.blogspot.com.br/2013/11/por-favor-o-estopim-me-perdoem.html

    ResponderExcluir