29 de setembro de 2013

Moção de repúdio as declarações do vereador Délcio Mascarenhas


O Coletivo O Estopim! vem através desta moção repudiar veementemente as declarações racistas do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores do município de Santo Antônio de Jesus, Délcio Mascarenhas (PP), contra o seu colega de parlamento, Cristiano Sena (PT), ocorrida durante sessão da última terça-feira (24), onde o edil se referiu ao petista taxando-o de " preto, descarado e vagabundo".

Reafirmamos o nosso posicionamento contrario a toda e qualquer forma de racismo. Acreditamos que declarações como esse, ainda mais vindas de um representante eleito democraticamente pelo povo, só reproduz um discurso vazio e intolerante que deve ser repudiado por tod@s. Infelizmente fatos como esse só confirmam que apesar dos avanços que a população negra obteve nos últimos anos a discriminação racial ainda precisa ser fortemente combatida em nosso país.
Seja velado ou explícito o racismo ainda está internalizado em muitos de nós. Vivemos em um país forjado por uma pseudo democracia racial onde mesmo após 125 anos de extinta a escravidão, notamos, sobretudo, que a ascensão social de negros e negras é vista como uma ameaça pelas classes dominantes.
Nesse sentido nos solidarizamos com o vereador Cristiano Sena e nos somamos a essa luta contra essa prática que tanto mal faz ao nosso povo, em especial a população negra.

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." (Bob Marley)

Coletivo O Estopim! Incendiando Corações e Mentes
Salvador, 29 de setembro de 2013.

Um comentário:

  1. POR FAVOR, O ESTOPIM, ME PERDOEM.
    http://pedido-de-perdao-ao-estopim.blogspot.com.br/2013/11/por-favor-o-estopim-me-perdoem.html

    ResponderExcluir