4 de dezembro de 2013

ACEB participa mais uma vez do ENNECE e sai reforçada

 
Membros da Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB) participaram do Encontro Norte Nordeste de Casas de Estudantes (ENNECE), realizado entre os dias 12 e 17 de novembro de 2013 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus de Ondina. O ENNECE que está em sua XVII edição sempre tem discutido as problemáticas das residências estudantis, pautando pelo fortalecimento do movimento e reoxigenando a partir da articulação entre os diversos setores que o compõe.

A ACEB representa o conjunto de casas de estudantes da Bahia, sobretudo das residências municipais ainda invisibilizadas e carentes de políticas publicas estruturais de assistência estudantil, discussão que ainda precisa muito ser ampliada, assim como em relação as estaduais, e as filantrópicas, e é com o intuito de inserir essas casas na discussão do movimento que a ACEB vem atuando com participação ativa nos últimos Encontros Nacionais de Casas de Estudantes (ENCE), e Encontro Norte Nordeste de Casas de Estudantes (ENNECE), destacando que deve ser colocada em prática uma política de inclusão para que assim as residências estaduais, municipais e filantrópicas também sejam representadas e atendidas dentro de suas necessidades básicas.

Diante do que foi abordado e pensando no fortalecimento dessas entidades, membros da comissão da ACEB se candidataram a vagas na Secretaria Nacional de Casas de Estudantes Regional Norte-Nordeste (SENCENNE); ficando o membro Rondinei dos Anjos Novaes como suplente na Secretária de Política e Josemário de Carvalho Oliveira como titular na Secretária de Comunicação da SENCENNE.

A expectativa é que com a participação de membros da ACEB inseridos na SENCENNE se possa ter voz ativa e assim conseguirmos reforçar o Movimento de Casas de Estudantes na Bahia. É esperado também que tenhamos uma visibilidade maior das residências estaduais, municipais e filantrópicas, que em muitas vezes são desconhecidas
ou simplesmente esquecidas. Assim, acreditamos que nesse aspecto a ACEB sai renovada desse encontro.
Josemário de Carvalho Oliveira - militante da ACEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário