16 de abril de 2014

Mais uma oitiva da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA


Da coordenação

Ocorreu ontem, 15, na Faculdade de Comunicação, mais uma oitiva da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA. Essa oitiva, mediada por Ilka Dias Bichara, representante docente nesse colegiado, teve como depoentes João Coutinho, Júlio Guedes e Carlos Sarno, todos ex-estudantes da Universidade durante a ditadura civil militar.

Empossada em dezembro de 2013, a comissão vem desde fevereiro promovendo oitivas abertas as terças-feiras a partir das 14h no auditório da Facom, Campus de Ondina. O objetivo desses depoimentos, bem como do levantamento de informações nos arquivos da instituição, é resgatar a história da UFBA acerca desses anos de ditadura, assim como recomendar ações, ao final de seus trabalhos, para que a Universidade varra para sempre os resquícios desse período em sua estrutura.

Carlos Sarno, estudante de Comunicação à época, relatou, em pouco mais de uma hora de depoimento, como ocorria a repressão na UFBA durante esse período. Trouxe como a Universidade, respaldada pelo Decreto Lei nº 477, perseguiu sua comunidade e sobretudo os estudantes que se engajavam politicamente na luta contra o Estado de exceção.

A Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA, além de elaborar seu relatório final até dezembro, encaminhará, até o mês de agosto, um relatório parcial de suas atividades a Comissão Nacional da Verdade, comissão essa que terá até o final do ano a tarefa de reunir informações de todas as comissões da verdade pelo Brasil para produzir seu relatório final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário