9 de maio de 2014

A centelha revolucionária do Movimento Estudantil: seis anos do Coletivo O Estopim!

" Há homens que lutam um dia e são bons, 
  há outros que lutam um ano e são melhores,
  há os que lutam muitoanos e são muito bons. 
  Mas há oque lutam toda a vida e estes são 
  imprescindíveis." (Bertold Brecht)

Há seis anos um coletivo de estudantes da UFBA anunciava a formação de um novo agrupamento político com a função de ser a centelha revolucionária do Movimento Estudantil. Forjado a partir da intervenção destacada nas áreas da Saúde e Assistência Estudantil, em função do perfil dos militantes que compunham esse coletivo, em sua ampla maioria estudantes dos cursos de Saúde e residentes universitários, nasce, 1 de maio de 2008, o Coletivo O Estopim!.

Elaborando programas estratégicos para essas áreas o Coletivo O Estopim! se consolidou e se tornou referência nessas pautas. Incendiando corações e mentes, novos militantes foram se integrando ao longo da jornada, e assim incorporando novas pautas, novas discussões, e hoje de forma qualificada intervimos, para além das pautas originárias, nas temáticas dos Direitos Humanos, Movimento LGBT, Mulheres e Meio Ambiente.

O agrupamento optou por utilizar métodos de organização que valorize e incentive a participação dos seus membros, por isso a horizontalidade no processo de tomada de decisão é característica fundamental da organização, o qual sempre buscou preservar e fortalecer a sua militância.

Reconhecendo o importante papel que as entidades e os movimentos sociais desenvolvem na luta de classes no país, O Estopim busca, desde sua gênese, pautar a sua intervenção no sentido de contribuir nas lutas travadas por esses movimentos:

Na ACEB, Associação de Casas de Estudantes da Bahia, a contribuição se desenvolveu a partir da militância nas duas organizações. Muitos militantes de O Estopim também militam na ACEB, legitimados por serem ou terem sido moradores de casas de estudantes ou por historicamente acompanhar o movimento.

Na UEB, União dos Estudantes da Bahia, a missão era e é consolidar cada vez mais a entidade. E assumimos essa função, participando, construindo e intervindo em seus espaços. Em seu último congresso, o 5º, ocorrido em Vitória da Conquista, o coletivo se manteve a frente da diretoria de direitos humanos e garantiu a pasta de meio ambiente.

No DCE/UFBA – aqui é importante que se diga que é de grande responsabilidade contribuir para a organização dessa entidade em função de sua capacidade de representação: quase 40 mil estudantes. O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia é referência no Movimento Estudantil estadual e nacional pelo seu histórico de lutas. E assumimos esse desafio desde nossa formação e fomos vitoriosos!

Na nossa primeira gestão no DCE/UFBA – Primavera nos dentes, assumimos as pastas de Assistência Estudantil com a função de colocar nosso acúmulo na temática a “serviço” da entidade, e a pasta de Saúde, cujo objetivo principal foi o de dar evidência e organicidade a essa diretoria. O sucesso do trabalho desenvolvido em ambas foi tão grande que nos legitimou a pleitar a Coordenação Geral da gestão seguinte, Ciranda de lutas, dirigida por Wanderson Pimenta. Nesse período tivemos o grande desafio de conduzir o importante processo de greve dos estudantes que resultou numa das maiores conquistas do Movimento Estudantil dos últimos anos: o BUZUFBA.

Na União Nacional dos Estudantes (UNE) nossa visão e missão foi e é retomar as lutas que historicamente a entidade travou. Estamos a frente da diretoria de direitos humanos da entidade. Assinamos a tese Refazendo a UNE, que aponta na perspectiva de recolocar a UNE na linha de frente das lutas dos estudantes e de toda a juventude no Brasil. Por afinidade programática optamos por construir o Campo Popular, campo esse que se coloca enquanto uma alternativa a direção majoritária da entidade, para disputar e intervir efetivamente na UNE.

Nesse processo histórico de construção, evolução e amadurecimento político, o coletivo O Estopim sempre contou com o empenho dos seus fundadores ao longo dos anos. Nesse aspecto vale ressaltar a profunda contribuição do nosso companheiro Frederico Perez - estudante de enfermagem da UFBA – que sempre se destacou por seu caráter militante, impressionante disponibilidade, sua organização para conciliar tarefas, seu trato com outros militantes e, sobretudo, sua intervenção qualificada e projetada. É notório a sua ação na Saúde e na Assistência Estudantil, pauta que dominava pela vivência e pesquisa que realizava, sendo referência para o movimento na universidade. Fred foi o idealizador da campanha dos 15% do orçamento da UFBA para Assistência Estudantil, campanha essa abraçada pela UNE tempo depois.

Em 2012 ele nos deixou, tendo falecido na região de sua cidade natal, Palmas de Monte Alto, vitima de afogamento. Em homenagem, fruto da sua profunda contribuição na luta dos estudantes por Assistência Estudantil, a Universidade Federal da Bahia em seção do seu Conselho Universitário aprova por aclamação o seu nome para a sua Residencia Universitária 5, cujo processo de conquista havia iniciado em 2006, com a ocupação do prédio Farmácia Escola, mobilizado, sobretudo, pelo próprio Frederico Perez. Hoje para além das saudades fica a certeza de que sempre haverá abraços de luta.

Há seis anos, no histórico Diretório Acadêmico de Enfermagem (DAEnf), hoje levando o nome de nosso eterno camarada Fred, nascia o Coletivo O Estopim!. E desde então permanecemos lutando, construindo, intervindo, pautando uma nova concepção de Universidade.

Coletivo O Estopim! Há seis anos Incendiando corações e mentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário