20 de julho de 2014

Comunidade do ICI aponta novos rumos para sua direção

Apoiadores da chapa 1 logo após a apuração

Ocorreu nos dias 17 e 18 de julho a Consulta Pública para escolha da nova direção do Instituto de Ciência da Informação, quadriênio 2014-2018. A Chapa 1, Tod@s por um novo ICI, encabeçada pelas docentes Hildenise Novo e Henriette Gomes, ganhou a preferência da comunidade e assumirá após os tramites legais a direção da unidade em setembro.

É indispensável fazer um resgate histórico para compreender a importância dessa consulta. Iniciada em 2010, a gestão do Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, atual diretor, acumula uma série de problemas, sobretudo de ordem interpessoal. Perseguições a professores e servidores, ofensas e abusos de poder são comuns em seu mandato, levando a comunidade, que há tempos sofre com as mazelas de seu diretor, a levantar-se e pedir um basta.

E foi isso o que ocorreu. Há aproximadamente dois anos, estudantes, docentes e técnicos se insurgiram contra o fascismo e a tirania dessa direção e organizaram uma série de atos com o objetivo de destituir o referido professor de seu cargo, porém sem sucesso. Por mais que a comunidade não tenha obtido êxito em seu pleito, o saldo político desse processo foi grande, visto que apresentou a comunidade UFBA as contradições que cercam essa gestão.

Se o objetivo não foi alcançado naquele momento, o futuro mostraria que estávamos no caminho certo. Essa consulta mostrou de que lado estudantes, docentes e técnicos sempre estiveram. A comunidade do ICI apontou para uma mudança. Para o novo. Rechaçando assim o autoritarismo que nos últimos quatro anos se tornou prática cotidiana nesse instituto.

Um outro elemento de destaque nesse processo foi a forma antidemocrática como ele ocorreu. O modelo proporcional, onde o voto dos docentes tem 70% do peso total, e os discentes e técnicos 15% cada,  por incrível que pareça, ainda foi adotado. É preciso repensar esse modelo de consulta no interior da UFBA, para que todos os setores que dela fazem parte possam escolher seus gestores de forma igualitária.  

Nesse sentido parabenizamos a chapa vencedora e nos colocamos a disposição para ajudar na construção dessa nova gestão. Nossa luta sempre foi e continuará sendo em prol de um ICI livre e democrático.

Tod@s por um novo ICI!

Fascistas não passarão!

Por uma Universidade popular, transformadora e socialmente referenciada!

Coletivo O Estopim! Incendiando corações e mentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário