25 de outubro de 2014

Incendiando Corações e Mentes na UFBA



Somos do Coletivo O Estopim!. Nos organizamos nas Universidades brasileiras há mais de 6 anos. Somos negr@s, do interior e da capital, jovens homens e mulheres que lutam por uma Universidade 100% Pública, Gratuita e de Qualidade.

Fizemos parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) nas gestões 2010-2011 e 2011-2012. Ajudamos a construir as principais lutas desses períodos: as mobilizações de 2011, com grandes atos, caminhadas e plenárias; o Congresso dos Estudantes da UFBA em 2012 e a Greve dos Estudantes, quando conquistamos o “BUZUFBA”.

Temos um histórico de lutas em defesa das e dos estudantes pela assistência estudantil que atenda a permanência do estudante na Universidade, defendendo-a como um direito e não enquanto uma mera política assistencialista. Aos Direitos Humanos, pelo direito a Memória, Verdade e Justiça. Por uma Saúde pública universal, integral, equânime e referenciada nos princípios da Reforma Sanitária. Contra qualquer tipo de  opressão às Mulheres, Negr@s e LGBT. Por mais Cultura e Arte com engajamento político e a serviço das causas populares. Pela preservação do Meio Ambiente, na perspectiva eco-socialista.

Nos colocamos a frente dessas bandeiras historicamente defendidas para lutar em defesa de uma Universidade popular, transformadora e a serviço da classe trabalhadora. Defendemos uma representação estudantil que de forma prática defenda nao somente os estudantes, mas sim o conjunto da população brasileira. 

Entendemos que passamos por um período de cerceamento de conquistas e que nossas entidades têm entrado em um ostracismo e que tem faltado com o compromisso acerca das bandeiras defendidas pelo movimento estudantil.

É nesse sentido que nós do Coletivo O Estopim! convocamos a todas e todos para junt@s somarmos forças e politizarmos esse processo eleitoral, fazendo assim um amplo debate acerca da UFBA que temos e sobretudo em relação à Universidade que queremos.


  1. "Elá virá, a revolução conquistará a todos o direito não somente ao pão mas, também, à poesia." (Leon Trotsky)

Salvador, 25 de outubro de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário