21 de novembro de 2014

Coletivo O Estopim! nas Eleições do DCE-UFBA ‏ 2014


O Coletivo O Estopim! vem a público posicionar-se acerca das Eleições do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia.

Compreendemos o DCE enquanto uma entidade legítima de representação d@s estudantes da UFBA. Nossa organização, desde sua gênese, sempre optou por construir e legitimar essa histórica entidade do Movimento Estudantil brasileiro, responsável por encampar grandes lutas em defesa das bandeiras históricas da classe trabalhadora, independente de estarmos ou não a frente da mesma.  

Acreditamos que só a partir da organização d@s estudantes é que teremos de fato uma Universidade popular, transformadora e a serviço do povo. E visualizamos no DCE, articulado com sua base, os Centros e Diretórios Acadêmicos, em conjunto com as organizações políticas e nossa entidade máxima de representação, a União Nacional dos Estudantes, uma importante  ferramenta de lutas para avançarmos nas conquistas dos estudantes. 

Temos um histórico de lutas em defesa das e dos estudantes pela assistência estudantil que atenda a permanência do estudante na Universidade, defendendo-a como um direito e não enquanto uma mera política assistencialista. Aos Direitos Humanos, pelo direito a Memória, Verdade e Justiça. Por uma Saúde pública universal, integral, equânime e referenciada nos princípios da Reforma Sanitária. Contra qualquer tipo de opressão às Mulheres, Negr@s e LGBT. Por mais Cultura e Arte com engajamento político e a serviço das causas populares. Pela preservação do Meio Ambiente, na perspectiva eco-socialista.

É nesse sentido que optamos por mais uma vez nos envolver nesse processo eleitoral para, dentre outros motivos, politiza-lo. Assim, conclamamos o conjunto d@s estudantes da UFBA para nos dias 25 e 26 de novembro votarem na Chapa 4, Mandacaru, para que nos próximos períodos tenhamos um DCE democrático, participativo e de lutas. 

Coletivo O Estopim! Incendiando corações e mentes por um DCE de lutas e a serviço da classe trabalhadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário