14 de dezembro de 2014

Nota de repúdio as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro


O Coletivo O Estopim! vem a público repudiar veementemente as declarações machistas e misóginas do deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), proferidas contra a também parlamentar Maria do Rosário (PT/RS), ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no Plenário da Câmara dos Deputados essa semana.


Jair Messiais Bolsonaro, símbolo da extrema direita brasileira, é filho da ditadura militar que sangrou nosso país por longos 21 anos. E representa, sem dúvida, um projeto de sociedade que nós enquanto juventude organizada tanto combatemos. Suas declarações, desde seu início na vida política, no fim da década de oitenta, são sempre polêmicas e carregadas de preconceito e ódio a setores historicamente vilipendiados.


Na última terça-feira (9), na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, após a parlamentar ter discursado no Plenário da Câmara sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e os crimes da ditadura, Bolsonaro tomou à palavra e se dirigindo a ex-ministra afirmou que não a estupraria porque ela não merecia, configurando, assim, incitação ao crime, sobretudo ao estupro das mulheres.


Bolsonaro com seu discurso não agrediu apenas Maria do Rosário, mas sim todas as mulheres. Se ela não merecia ser estuprada, seguindo essa lógica criminosa, seguramente outra sim. A cultura do estupro está enraizada nesse sujeito, assim como em muitos de nós. E precisa ser combatida. Independente de quem seja.


Nesse sentido, prestamos total solidariedade a camarada Maria do Rosário e exigimos a imediata cassação do mandato de Jair Bolsonaro, um autêntico inimigo da classe trabalhadora. Acreditamos, sobretudo, que não há luta pelo socialismo sem respeito aos Direitos Humanos.


Fascistas não passarão!


Cassação imediata já!


Basta de machismo e misoginia na política!


Salvador, 14 de dezembro de 2014.


Coletivo O Estopim! Incendiando Corações e Mentes pelo respeito irrestrito aos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário