11 de fevereiro de 2015

Contra o Genocídio do Povo Negro, Nenhum Passo Atrás!


O Ato em respeito a memória das vítimas da chacina da Vila Moíses, Estrada das Barreiras, Cabula, aconteceu hoje (11/02). O Ato saiu da UNEB e foi até o local que aconteceu a chacina, na Vila Moíses. A Campanha Reaja ou Será Morta. Reaja ou Será Morto esteve a frente do Ato e convocou outras entidades para se solidarizar e dar o suporte necessário as famílias das vítimas e comunidade,que vem sofrendo violências e ameaças.

O Ato teve como objetivo garantir a manifestação e segurança da comunidade e dos familiares afetados pela racista ação da Polícia Militar da Bahia, para além de chamar a atenção da sociedade para essa prática recorrente no Brasil e no mundo. As Polícias matam sobre o pretexto de guerra às drogas e resguardadas pelos autos de resistências, e sempre associam a juventude negra a essa prática,caracterizando uma assepsia social por trás da guerra às drogas.

Nós, do Coletivo O Estopim! não aceitamos nenhum passo atrás, frente ao genocídio da juventude negra. Repudiamos veementemente as declarações do Governador da Bahia Rui Costa na qual ele faz uma infeliz analogia entre o policial e um artilheiro na frente do gol. Exigimos a imediata aprovação do Projeto de Lei (PL) 4471/2012 , pelo fim dos autos de resistência. 

Exigimos a desmilitarização da Polícia Militar, aparato do estado que tem um erro fundamental: ao se orientar pela ideia de que um inimigo precisa ser eliminado, ela esquece que deve garantir os direitos de todos os cidadãos. Exigimos também que se implante uma nova política sobre drogas, contra a internação compulsória e a favor da redução de riscos e danos e combatendo assim essa lógica de guerra às drogas,tornando a questão das drogas caso de saúde pública e não de segurança pública.

"Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." - Malcolm X

Nenhum comentário:

Postar um comentário