27 de abril de 2017

Nota de repúdio a mais uma condenação arbitrária de Rafael Braga

 
O Coletivo O Estopim! vem a público repudiar veementemente mais uma condenação arbitrária de Rafael Braga. Agora o mesmo foi sentenciado a 11 anos e 3 meses de prisão por suposto tráfico de drogas e associação ao tráfico.
 
Preto. Pobre. Favelado. Pro Estado brasileiro - de essência colonialista - um nada. Apenas uma estatística. Eis Rafael Braga: único preso/condenado das manifestações de 2013 por portar, ironicamente, produtos de limpeza. Estava no lugar errado e na hora errada. E a história, já dizia um velho barbudo, se repete.
 
O que chama atenção nesta condenação de agora é sem dúvida a prova utilizada: apenas os depoimentos dos policiais – desconsiderando assim o testemunho da vizinha de Rafael, que presenciou todo o ocorrido. Esta condenação demonstra que o judiciário brasileiro se configura na prática enquanto um tribunal racial, responsável por criminalizar os/as negros/as e encarcerá-los em massa.
 
Nos solidarizamos com o Rafael Braga e nos somamos a campanha pela sua libertação. Nos dirigimos as juventudes e ao conjunto do movimento negro para se somarem a Greve Geral do dia 28 de abril para, além de lutar contra as reformas do governo golpista, exigir a libertação de Rafael Braga.
 
"Se Jesus fosse branco ele não ia pra cruz" (Baco Exu do Blues)
 
Salvador, 27 de abril de 2017
Coletivo O Estopim “Incendiando Corações e Mentes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário