11 de maio de 2017

Boas-vindas aos/as calouros/as da UFBA


O Coletivo O Estopim! vem através desta mensagem dar boas-vindas a todos/as os/as calouros/as que estão adentrando na Universidade Federal da Bahia – UFBA em 2017.

Infelizmente, ainda somos um grupo seleto e privilegiado de jovens que entram na universidade, menor ainda quando se trata de uma instituição federal. Por isso, a luta deve começar para cada um de vocês desde a chegada, por uma universidade aberta e de toda a população: uma universidade que cumpra o seu dever social!


Faz-se necessário a intervenção dos movimentos sociais e dos estudantes organizados para a construção de uma universidade com a cara do povo, que realize o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com ACCs e grupos voltados as comunidades carentes, comunidades tradicionais e 'minorias'. Dessa forma convidamos vocês, calouros/as, a se juntarem a nós, do Movimento Estudantil, em especial nas fileiras do Coletivo O Estopim!, e lutar por uma universidade democrática, popular e que esteja a serviço da classe trabalhadora.

No nosso blog vocês sempre vão encontrar matérias interessantes escritas por estudantes da UFBA e colaboradores, bem como as últimas noticias relacionadas ao mundo estudantil e dos movimentos sociais.
 
Muito além de se inscrever no processo seletivo, estudar e ser aprovado no vestibular, é necessário, indispensável e de responsabilidade da Administração Central da Universidade, disponibilizar ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica estrutura institucional suficiente para que o mesmo permaneça dentro da instituição durante toda a sua trajetória acadêmica - entendendo por trajetória acadêmica a graduação, a extensão e a pós-graduação.

Vale ressaltar que qualquer dificuldade encontrada durante a sua jornada acadêmica vocês podem procurar o Centro/Diretório Acadêmico do seu curso ou o Diretório Central dos Estudantes - DCE (que fica na Caetano Moura, quase em frente a Fac. de Arquitetura) - instancia máxima de representação dos/as estudantes da nossa universidade!
 
E para auxílio e permanência na universidade vocês devem procurar a Pro-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil - PROAE (Link).
 
Sejam bem vindos/as, calouros/as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário