A História

É com muita alegria e fervor revolucionário que nós, de O Estopim, nos apresentamos para a juventude brasileira, que tem por tradição a força para combater e a coragem típica da juventude. Neste sentido, saudamos todos (as) os (as) militantes do movimento estudantil que constroem cotidianamente os rumos desse país, bem como fazem a defesa conjunta com os trabalhadores organizados em outros movimentos sociais a formação de agentes ativos capazes de transformar a sociedade.

O Estopim significa o grande estouro, a chama inicial das grandes transformações que pretendemos ajudar a construir. Traçamos um paralelo também ao jornal ISKRA (Á CENTELHA) elaborado pelos revolucionários russos no exílio antes da grande revolução de 1917. Sendo assim, pedimos licença à história e nos propomos a ajudar na organização da juventude no intuito de defender as reivindicações históricas pertencentes a esta.

Colegas, vivemos um momento de crise dos aparelhos atrelados às burocracias partidárias. As entidades estudantis simplesmente se transformaram em apêndices dos escritórios dos parlamentares que, desta forma, transferem as suas agendas e a das suas correntes partidárias para o Movimento. Não queremos dizer, com isso, que somos um agrupamento apartidário ou contra a organização da juventude em um mesmo. Ao contrário, os partidos são uma ferramenta fundamental na organização da classe trabalhadora e da juventude, porém, a nosso ver a problemática se instala quando estes partidos se burocratizam e conseqüentemente burocratizam a relação com os movimentos sociais. Não são os partidos que ditam a pauta dos movimentos sociais, e sim esses próprios setores que devem levar as suas demandas da maneira mais autônoma para estas ferramentas.

Companheiros, nosso agrupamento tem origem em uma fração saída das fileiras da Juventude Revolução. Rompemos com esta organização por divergir do seu programa e da forma cada vez mais estreita como as discussões se davam dentro deste organismo. A verticalização das decisões e personificação em uma organização, fatalmente incorre na burocratização das instâncias de um agrupamento. Nossa ruptura está fincada fundamentalmente sob a defesa incondicional da autonomia das entidades estudantis e organizações da juventude e do não atrelamento da nossa política aos aparelhos da ordem burguesa, bem como a defesa do programa de cotas. Neste sentido, fazemos um alerta aos militantes que, iludidos por uma política centrista e frente-populista, ainda constroem esta organização com muito afinco e mérito. 

Chamamos estes companheiros para um diálogo franco e aberto na intenção de colocarmos o outro lado da moeda, ou seja, a nossa posição, que durante este período de fracionamento sofreu com as calúnias mais cínicas e desonestas de uma burocracia que muito se assemelha a camarilha de Stalin e os demais reformistas.Após o rompimento, conseguimos agregar novos militantes que convergiam com as nossas idéias a respeito dos rumos da Universidade e da sociedade e que queriam uma militância ativa e coerente no processo de lutas. Militantes esses que em seus espaços de militância ou fora deles já construíam diversas lutas, e que constituindo agora esse coletivo trazem o desejo de continuar lutando conosco e aglutinando mais forças.

Camaradas, o surgimento de O Estopim reflete a necessidade de uma alternativa política para a juventude brasileira. Compreendemos que as crises cíclicas vividas pelo Movimento não serão resolvidas com uma simples vitória em eleições. Este combate deve ser seguido de diversas outras lutas em diversas outras Universidades e com os demais setores dos movimentos sociais: Sindical,rural,LGBT, Hip-hop,pastorais, entre outros .Entendemos, contudo que se faz necessário reoxigenar à forma de fazer política , dando aos militantes do a liberdade para a construção das suas pautas e as ferramentas necessárias para que possam construir a partir das suas reivindicações específicas uma concepção de sociedade mais abrangente e, desta forma, compreender o seu papel enquanto classe na sociedade.

Nós de O Estopim desejamos a todos (as) muita força e coragem, independente de se organizarem em outras fileiras, para construir uma outra perspectiva que avance na luta de classes para a implantação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Pautamos no seio de nossas lutas alguns princípios aos quais consideramos imprescindíveis e aos quais os militantes que constroem O Estopim os seguem, que são: o companheirismo, a solidariedade, a indignação,a humildade, a dignidade e a esperança. Sem esses valores, as bases sólidas para essa nova sociedade ruirão. Com isso, convidamo-no a conhecer, a filiar-se e a construir esse agrupamento nessas perspectivas, que contribuirá bastante para o fortalecimento da juventude e dos trabalhadores nesse país e no mundo.

Saudações revolucionárias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário