20 de dezembro de 2012

Eleições para o Diretório Acadêmico de arquivologia


Da coordenação

As eleições para a nova gestão do Diretório Acadêmico de Arquivologia (DAArq) ocorridas nos dias 28 e 29 de novembro mostraram, sobretudo, o amadurecimento político d@s estudantes de Arquivologia no Instituto de Ciência da Informação (ICI). Estamos vendo, como nunca ocorrera nessa unidade, a estudantada questionando, indo pra cima e, como tem que ser, lutando por seus direitos.

Essa geração está fazendo história no Movimento Estudantil do ICI. Os estudantes desse instituto estão adquirindo consciência política. Pela segunda vez na história da entidade que representa o coletivo dos estudantes de Arquivologia, ocorreu um bate chapa. Ano passado e esse agora.

O processo eleitoral desse ano foi um tanto quanto conturbado. Tensionamentos e discussões acaloradas foram a tônica desse disputa, inclusive, ocorrendo, duras acusações no debate entre as chapas. De um lado, a chapa 1 Integrarq, que tantava reeleição; do outro, a chapa 2, Voz Estudantil que, com o apoio de alguns docentes, queriam assumir a entidade para, como eles próprios colocavam, "barbarizar as estruturas do ICI". Ao final, a estudantada, reconhecendo a boa gestão e as propostas concisas da chapa 1, reelegeu, com sessenta e três votos de diferença da chapa 2, a Integrarq.

Historicamente o DAArq, fundado há quase 10 anos, segue uma política de não enfrentamento nos espaços. Suas gestões, tradicionalmente, prezaram, quase sempre, por se curvar nas instâncias da unidade. O conservadorismo era tanto que, em 2010, a gestão vigente apoiou a chapa do atual diretor da unidade, o problemático e conservador Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva.

Porém, nessa gestão que se finda em 6 de dezembro, essa realidade começou a mudar. Ela conseguiu, minimamente, resolver problemas sérios que aflingiam @s estudantes como, por exemplo, uma resolução (que fora aprovada quando o atual diretor era coordenador do curso) do colegiado que, de tão desproporcional com a realidade que era, grande parte dos estudantes, egressos de 2009 noturno em diante, não se formariam caso essa mudança não ocorresse. E ela ocorreu.

A próxima gestão terá grandes demandas para se debruçar. E a perspectiva é que o trabalho continue. O prédio da nova sede do ICI, por exemplo, que estava com as obras paradas e que, agora, foram retomadas, já possui sérios problemas estruturais, sem nem ter sido inaugurado. A entidade deve continuar acompanhando, como fora feito durante esse ano para que, na entrega do imóvel, os estudantes, acima de tudo, não sejam prejudicados.

É sabido pelos quatro cantos de nossa Universidade que, no tocante a direção do ICI, a sua comunidade, infelizmente, sofre, a quase 3 anos, as mazelas de um despreparado dirigindo essa unidade. O DAArq tem que continuar sendo incisivo nessa questão. Não deve medir esforços para resguardar as e os estudantes de quem quer que seja e, nesse sentido, cobrar da reitora uma posição sobre o processo, impetrado pela comunidade do ICI, solicitando a destituição do referido diretor.

O Diretório Acadêmico de Arquivologia, gestão Integrarq, deve, sobretudo, se pautar pelos anseios d@s estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia. Lutando por eles e para eles. Mantendo, logicamente, uma boa relação com os setores que compõem a unidade, mas, acima de tudo, a entidade deve continuar construindo uma política estudantil que atenda as demandas de seus representados, superando, dessa forma, os tradicionais problemas dos futuros arquivistas formados pela UFBa.

Juntamente com o Diretório Central dos Estudantes, o DAArq deve continuar construindo também o Movimento Estudantil para além dos muros de sua unidade. Deve, sobretudo, ajudar, incisivamente, como vem fazendo, na edificação do Movimento Estudantil geral da UFBa no que tange as suas pautas cruciais: assistência estudantil e, repudiando, veementemente, a entrada do capital privado em nossa Universidade. Essa gestão, Integrarq, tem que protagonizar as lutas em prol de uma Universidade aberta a todas as classes sociais e que atenda as demandas de nossa sociedade.

As entidades que organizam o Movimento Estudantil no ICI, aproximam-se, gradativamente, com o passar das gestões. Isso demonstra um amadurecimento político importante. E cabe ao DAArq estimular essa aproximação para, em conjunto com o Centro Acadêmico de Biblioteconomia, unir forças em prol de um ICI democrático, livre e socialmente referenciado.

A nova gestão deve pensar alto. "É preciso não ter medo, é preciso ter coragem de dizer." As demandas são muitas e, com isso, há muito a se fazer. Esse ano que termina, representa, o ressurgimento de um sentimento de contestação que tinha se enfraquecido em nosso país. Greves, atos e mobilizações foram a tônica desse ano histórico que termina. E o DAArq deve seguir nessa linha, lutando, sempre, sem medo, por seus objetivos.

O Estopim! “Incendiando Corações e mentes”


Nenhum comentário:

Postar um comentário