30 de janeiro de 2013

Eventos culturais na UFBA preocupam

Fiscais fecham o cerco

Técnicos chegam junto em vistorias de casas de show em Salvador
Luan Santos e Helga Cirino



A tragédia de Santa Maria resultará na intensificação da fiscalização em Salvador. Foi o que anunciou o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro. O órgão começou, ontem, pelo Rio Vermelho, as inspeções nas casas de espetáculo de Salvador, que incluem boates, espaços para festas infantis, bufês e camarotes de carnaval.

O primeiro alvo foi a boate San Sebastian. O agente de fiscalização Nelson Filho e sua equipe suspenderam temporariamente as atividades na casa de shows. “Eles devem agora apresentar documentação, que é um plano. Também verificamos falta de sinalização e ausência de alguns extintores”, afirma. O superintendente admitiu que ainda há 12 estabelecimentos que possuem alvará de bar e restaurante, mas funcionam como casas de espetáculos.


A reportagem foi ontem a mais duas casas noturnas da capital com os analistas técnicos do Crea-BA Leonel Borba e Wilson Quaresma Jucá.

Na Borracharia, no Rio Vermelho, os engenheiros identificaram extintores despressurizados, material inflamável e produtos químicos que potencializariam um possível incêndio, além de apenas duas portas de saída de emergência.

No Groove Bar, na Barra, os técnicos fizeram uma análise positiva. "As observações são que os extintores fiquem em local de mais fácil acesso e que melhorem as indicações de saída de emergência", sublinhou Borba, engenheiro civil e de segurança do trabalho.

Ufba tem festas armengadas

Universitários de Salvador alertam que é comum que festas estudantis ocorram em lugares sem segurança. O representante dos estudantes no Conselho Universitário da UFBA e ex-presidente do DCE, Wanderson Pimenta, disse que a tragédia de Santa Maria reacende velhas preocupações do movimento estudantil.
“A UFBA não tem um espaço cultural para eventos. As festas são feitas em espaços precários dentro da própria universidade ou  bares clandestinos. Essa foi uma pauta, inclusive, que colocamos durante a greve”,  ressalta.

Festas universitárias para arrecadar eram comuns em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cidade que concentra 11 instituições de ensino. A revelação é feita pela mestranda em Comunicação na UFBA, Gabrielli Della Vechia. Ela   morou em Santa Maria   enquanto cursava Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria.

“Morei lá de 2007 a 2011 e fui à Kiss algumas vezes. Inclusive, em fins de 2010, minha turma de Comunicação Social usou as dependências para fazer uma festa da turma para arrecadar fundos para a formatura”, revelou a mestranda. (Carol Aquino)

Reajuste anti-incêndio
No dia 21 de dezembro último, deputados aprovaram o projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado, que prevê reajuste dos impostos e taxas cobrados sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS), transmissão de imóveis, energia elétrica e bombeiros na Bahia. Entre as taxas, a de Incêndio, cujos recursos devem ser destinados ao melhoramento da aparelhagem e capacitação do Corpo de Bombeiros da Bahia. Só quem pagará a taxa serão consumidores que paguem mais de 2.400 kWh de energia elétrica no ano. Para os imóveis residenciais, a taxa será de R$ 0,50 para cada 100 kWh consumidos. As outras unidades deverão pagar R$ 0,90 por cada 100 kWh. O diretor da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado e vereador, Marco Prisco Machado, acredita que, se sancionada,  vai dar mais independência à categoria. “Teremos recursos próprios e os bombeiros não ficarão dependendo exclusivamente dos recursos insuficientes do Estado.


Massa Online

Um comentário:

  1. Vocês viram o BAFAFA hoje? HUAHUAHUA.19 de março de 2013 às 00:42

    Vocês viram o BAFAFA hoje? HUAHUAHUA. Huuum...
    Eu fico lá na FRENTE só memorizando as propostas para depois COBRAR e querendo rir com o bafafa, HUAHUAHUA.
    Conversando com duas pessoas finas, elegantes e sinceras que eu AMOOO o jeito de ser delas, a saber, ♥♥♥ Yasmin Ferraz (chapa 4) e Josias (chapa 02) ♥♥♥ eles me contaram cada coisa que até o diabo dúvida ='O HUAHUAHUA..., por isso, mesmo gostando e indo sempre que eu posso ao Núcleo Negra Zeferina eu vou votar na chapa 2, pois eu gosto da pessoa de Josias (chapa 02) e sei que a chapa dele NÃO vai ganhar mesmo, é mesmo para dar uma força para Josi ;-) , entendeu? HUAHUAHUA.
    Yasmin Ferraz me convidou para conhecer o Coletivo Kizomba UFBA e eu recusei. Da próximo vez que eu me encontrar com ela, eu vou falar que eu repensei sobre o convite dela, afinal, eu sinto que Yasmin Ferraz é uma pessoa fina, elegante e sincera, e que o grupo que ela participa deve ser assim também como ela ;-) .
    Eu fiquei me sentindo como dona Irene (comediante do canaldosorin) hoje lá, HUAHUAHUA.
    DONA IRENE NA CPI DO CACHOEIRA (NADA A DECLARAR!)
    /watch?v=nuLOyy6KYB8

    Ass.: Fernanda, Serviço Social.

    ResponderExcluir