30 de maio de 2017

Entenda o processo eleitoral do 55º Congresso da UNE

 
Entre 14 e 18 de junho será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes, momento em que estudantes de todos os cantos do país se reunirão para debater pautas sobre a conjuntura política, a educação e o próprio movimento estudantil.

Os estudantes vão eleger a nova diretoria da UNE e decidir coletivamente os rumos da entidade para os próximos dois anos.
 
E você, sabe como funciona a eleição durante o Congresso?
 
O site da UNE preparou um guia com explicações úteis sobre o processo eleitoral. Confira e fique por dentro:
 
QUEM COORDENA O PROCESSO ELEITORAL DO 55º CONUNE?
 
O processo eleitoral do 55º Conune é coordenado pela Comissão Nacional de Sistematização e Votação (CNSV), indicada previamente pela Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO). Os trabalhos e as plenárias do 55º Congresso da UNE serão dirigidos por uma Mesa Diretora composta pela Presidenta da UNE,vice presidenta da UNE e Secretária Geral da UNE.
 
QUEM PODE PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL DO 55º CONUNE?
 
O estudantes que podem participar do processo eleitoral são os chamados "delegados". Os delegados são eleitos de forma direta para representar as suas universidades durante o Congresso. Segundo o regimento do 55º Conune, será eleito um delegado a cada mil estudantes matriculados na instituição de ensino. Em uma universidade com 10 mil estudantes, por exemplo, serão eleitos 10 delegados. Durante a instância máxima de deliberação da entidade será função deles debater e aprovar as resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade; eleger a diretoria da UNE, para mandato de dois anos; eleger o Conselho Fiscal da UNE.
 
COMO FUNCIONA O PROCESSO ELEITORAL DURANTE O CONUNE?
 
No sábado a plenária final tem início. São apresentadas as propostas dos estudantes para as áreas de conjuntura, educação e movimento estudantil. A votação é realizada por contraste visual, por meio dos crachás que são levantados na plateia. Após a apresentação das propostas, são formadas as chapas para defesa das teses dos candidatos a nova diretoria.
 
COMO ACONTECE A ELEIÇÃO PARA A NOVA DIRETORIA?

A eleição da nova Diretoria da UNE será realizada no último dia do Conune, no domingo, com voto secreto em urna, mediante apresentação de credencial (crachá) de delegado juntamente com um documento oficial com foto.
 
Entenda neste vídeo como funciona a plenária final do Congresso da UNE:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário