Set. Saúde

Setorial organizacional do Estopim ao qual se propõe em debater, planejar e intervir no campo da saúde seja na assistência até a gestão. Com projetos e articulações este setorial realiza reuniões quinzenais as terças-feiras. 

Em vários momentos na Universidade tivemos a oportunidade de dialogar sobre a saúde que temos e a saúde que queremos. Neste momento importantíssimo de direcionamento dos rumos da universidade no que tange ao seu setor fundamental – o estudantil – não podemos deixar de dialogar sobre a saúde visando uma nova universidade, democrática e popular.

Nos espaços que ocupamos veementemente defendemos o Sistema Único de saúde (SUS), sempre reivindicando que este seja de qualidade e que realmente atenda as demandas da população. Nós, estudantes, não podemos deixar de lembrar diariamente de nosso compromisso social com o povo que paga, e caro, por nossa estadia na Universidade. São as Marias, Amélias, Ricardos, Antônios e muitos outros que dia após dia freqüentam os serviços públicos de saúde.

Mas, infelizmente, o nosso POVO ainda não goza dos benefícios que por direito deveriam ser a ele oferecidos. As filas são enormes nos centros de saúde e hospitais e atendimento ainda se mostra ineficiente e de baixa qualidade. Nesta celeuma temos que lutar constantemente contra as investidas do Capital privado e da mídia sensacionalista e irresponsável, que tenta de diversas formas tornar o que é publico um serviço mal visto e ruim.


Os grandes empresários detentores dos meios de produção ainda direcionam a maioria das práticas no setor saúde, como as empresas brasileiras de serviços hospitalares e são estes que aprofundando a divisão de classes e perpetuando valores do individualismo.

Não precisamos ir muito longe. Em sua Universidade, esta que vos apresenta enquanto pública e de qualidade com referência social, cursos da saúde formam profissionais despreparados para lidar com os reais problemas da população, que são não só de caráter físico, mas também social.


Precisamos avançar, principalmente neste momento em que a saúde virou pauta na grande mídia. O Movimento Estudantil deve ser protagonista na defesa de mais recursos financeiros para o SUS, e de uma saúde mais inclusiva, que tem as raízes de sua atuação no controle social direcionando os recursos de forma mais democrática e efetiva.

Portanto, não nos basta lutar contra as investidas do capital que sucateiam os órgãos públicos, precisamos defender um ensino que favoreça o atendimento baseado na integralidade – princípio ideológico e estruturante do SUS – que realmente seja referência para a sociedade.


Em nossa luta diária pautamos o Estágio de Vivência do SUS (EV-SUS) que insere os estudantes na prática cotidiana dos serviços para que os mesmos tenham experiências na graduação de aproximação e Vivência com a realidade da saúde do nosso país.

Não se furte desta luta. Você entende a real necessidade? É contra a mercantilização da saúde? Você quer profissionais capacitados que atendam as reais necessidades da população? Você quer uma saúde de qualidade?


ENTÃO VENHA CONOSCO PELA SAÚDE DE TODOS NÓS!