26 de janeiro de 2018

A questão teórica é uma questão revolucionária


O Curso de Formação Frederico Perez realizado entre os dias 20 e 21 de janeiro em Caetité-BA teve a participação de 12 militantes oriundos de diversos municípios da Bahia e, inclusive, outros Estados da Federação. A ampla maioria era formada por estudantes universitários, mas também contou com secundaristas, professores, profissionais liberais etc.



No período da manhã do primeiro dia foi feita uma leitura crítica do Manifesto do Partido Comunista seguido por um intenso debate. Na tarde/noite discutiu-se estratos do pensamento de Lenin, Rosa Luxemburgo, Gramsci e Trotsky.
No domingo, segundo e último dia, foi a vez de estudos sobre o “Mini-Manual do Guerrilheiro Urbano” de Carlos Marighella, bem como textos teóricos sobre o movimento estudantil sob a perspectiva revolucionária.

Os participantes avaliaram entre si o acerto da metodologia de leitura coletiva e debate, bem como chegaram a síntese programática: toda ação política revolucionária deve ter como objetivo a tomada do poder, do ponto de vista da classe trabalhadora.
Como diria Marx: “a ignorância nunca levou ninguém a lugar nenhum”, ao se defender dos ataques dos camaradas que tinham fetiche pela prática e se descuidavam da formação teórica. Nesse sentido, a formação teórica concatenada com a prática revolucionária deve ser o objetivo de toda organização política.

Outro fator de destaque foi o reconhecimento dos debates de gênero e raça como estruturantes e também a importância dos debates geracional e de formação acadêmica dos/as participantes da atividade, demonstrando que o interesse pela teoria revolucionária é comum aos oprimidos em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário