12 de junho de 2012

Reunião do comando de greve estudantil


O comando de greve dos estudantes reuniu pela primeira vez na sexta (9), após a deliberação da assembléia estudantil que encaminhou pela greve. Na primeira reunião, cerca de 60 estudantes de diferentes cursos e unidades fizeram, primeiramente, uma análise de conjuntura sobre o movimento grevista observando um apanhado do que esta acontecendo nacionalmente. Após, o comando de greve fez um levantamento de pautas para incluir na carta entregue a reitoria no semestre passado reiterando as reivindicações estudantis.

O comando ainda definiu seus representantes de diversos cursos onde já foram feitas assembléias que encaminharam nomes. Os centros e diretórios acadêmicos devem ser fortalecidos neste processo, pois, o seu trabalho cotidiano constrói a ponte entre o movimento estudantil geral e o conjunto dos estudantes. Além disso, os estudantes interessados na problemática instalada na universidade devem se integrar a este processo horizontalizando as decisões dos rumos do movimento.

A segunda reunião do comando ocorreu ontem (12) também na sede do DCE-UFBa e encaminhou um calendário de atividades para essa semana. Hoje, a segunda assembléia geral dos estudantes não obteve quorum regimental sendo uma espaço apenas consultivo. 

A próxima reunião do comando esta marcada para amanhã (13) as 09:00hr na sede do DCE.  

Essa semana será decisiva para os rumos do movimento após a confusão gerada no meio do movimento docente. Essa confusão foi gerada pela direção da APUB, que logo após perder a assembléia geral da categoria, onde deliberou-se pela greve, organizou um pretenso plebiscito onde a opinião de não greve venceu apertada. Os rumos do movimento docente interferem diretamente na organização da greve estudantil e cabe ao seu comando influenciar o conjunto dos setores da Universidade na defesa de uma Universidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário