21 de outubro de 2013

20 de o outubro: dia do Arquivista

Ontem comemoramos o dia do Arquivista! 20 de Outubro! Dia mais que especial para esses profissionais que lidam com a informação. Há cerca de 37 anos, os cursos de Arquivologia começaram a surgir nas Universidades Brasileiras. Cursos que funcionam como “embriões” de uma profissão que possui uma responsabilidade social gigantesca: a da garantia do acesso à informação e da preservação e que deve ocupar um espaço de honra no nosso país. 

Em nosso contexto cotidiano, desde a década de 1970, a Arquivologia tem passado por diversas transformações, mas, nos últimos anos, sentimos um avanço (devido às legislações brasileiras) em sua valorização/visibilidade que implica diretamente em nossa atuação. Nesses 40 anos avançamos, claro. Não apenas numericamente, com dezessete cursos superiores em Arquivologia, mas com uma lei que regulamenta nacionalmente a profissão de Arquivista (lei 6.546/78), com a Criação de um Conselho Nacional de Arquivos, com a criação e participação de Associações e de um Sindicato Nacional, que possuem papel essencial na luta por melhoria, reconhecimento e ampliação da área. Avanços também no papel científico da área, como exemplo a Reunião de Pesquisa e Ensino em Arquivologia, que teve sua recente realização aqui em Salvador na Bahia (16 a 18 de Outubro).

Ver diversos professores da área de Arquivologia discutindo e pautando ações de ampliação da área é um prazer imenso. Com tudo isso, claro que estamos caminhando. Porém, devemos olhar o futuro com vontade de conquistar mais espaços e vitórias para nossa área. Falar de luta nesse dia 20 de Outubro na Bahia é lembrar d@s estudantes que criaram a “Caminhada Arquivística”, movimento que leva às ruas estudantes, professor@s, profissionais e interessados pelo debate da área. Na Bahia, a criação do curso de Arquivologia se deu no ano de 1997 na Universidade Federal da Bahia, mas, devido à resolução nº 28 de 13/05/1974, o curso iniciou-se em 1998. 

Vale ressaltar que o ano de 2013 representa muito para a Arquivologia da Bahia, pois esse ano completou 15 anos de sua existência! Como início dessa comemoração priorizando essa data especial e diferentemente dos anos anteriores da I, II e III Caminhada Arquivística organizada majoritariamente pelo Diretório Acadêmico de Arquivologia da UFBA, @s estudantes optaram por realizar uma atividade diferente (el@s não ignoraram a caminhada, para deixar claro): um ato em frente a uma das regiões mais movimentadas de Salvador em dia de domingo, a região do Iguatemi. Nesse ato foram realizadas as seguintes atividades: distribuição de panfletos com informações sobre o curso de Arquivologia; informações sobre a Associação dos Arquivistas da Bahia; informações sobre atuação do profissional. Foi levada também uma faixa que foi utilizada na III Caminhada com informação sobre a criação do curso na Universidade Federal da Bahia. Os estudantes prenderam a faixa em uma das passarelas para melhorar a visualização. Essa foi uma das poucas atitudes que poderiam ser tomadas em comemoração a este dia. 

Ainda há muito o que fazer! Esperamos que, definitivamente, a Arquivologia seja reconhecida e difundida na sociedade. E que nossa memória possa ser conservada e difundida, pois um povo que não conhece sua própria história é um povo vendado e apático. Devemos pensar em novos rumos... Como por exemplo, atitudes políticas que ajudarão a transformar, efetivamente, a memória do país e as políticas governamentais em relação ao cuidado e atualidade dos Arquivos para construção da identidade nacional. E pra quem tem dúvida da importância desse profissional, visualizem o Artigo 216 parágrafo 2° da Constituição Federal. 


#PorUmaArquivologiaDiferente #PorUmConselhoProfissional 
#PelaParticipacaoDosArquivistasNoPoderPublico #PelaValorizaçãoDaProfissão

Herbet Menezes Dorea Filho
Militante do Coletivo O Estopim! e recém formado em Arquivologia na UFBA.

Um comentário:

  1. POR FAVOR, O ESTOPIM, ME PERDOEM.
    http://pedido-de-perdao-ao-estopim.blogspot.com.br/2013/11/por-favor-o-estopim-me-perdoem.html

    ResponderExcluir