4 de dezembro de 2013

Milton Santos é homenageado em conquista histórica: Comissão de Memoria e Verdade da UFBA

Em 09 de abril de 1964 o Conselho Universitário da UFBA posicionou-se ferozmente a favor e em defesa irrestrita do golpe civil militar. “Congratula-se com a vitória da democracia contra o comunismo e saúda as gloriosas forças armadas por defenderem os interesses da nação”, diz a ata.
Se por um lado a Universidade colaborou institucionalmente com o golpe de 1964, por outro, esta mesma instituição foi um dos maiores palcos de resistência ao regime de exceção. A UFBA enquanto instituição burocrática apoiou esse levante militar, mas muitos resistiram e deram suas vidas em defesa da democracia.
Intitulada Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA, em homenagem ao intelectual e ativista baiano, a comissão que no dia 04 de dezembro de 2013 será oficialmente homologada terá a árdua tarefa de revelar-nos a verdade de nossa historia, e contribuir para que possamos varrer os resquícios da ditadura militar nessa universidade.
Devemos construir uma comissão que de fato nos ajude a tornar público nossas dores e nossos heróis e heroínas anônimas/os, que se articule com a comissão estadual e nacional da verdade. Uma das conquistas que essa comissão deve proporcionar é a alteração do nome do PAF 2- ALCEU HILTNER (apoiador da ditadura na UFBA) para ISIDORIO BATISTA, exonerado logo após o golpe por ser “negro, funcionário, comunista e agitador”. 

- Que a UFBA reincorpore todos/as aqueles que foram vítimas do decreto 477!

- Que a UFBA renomeie o PAF II: Isidório Batista!

- Que a UFBA reconheça o seu apoio ao golpe e se retrate publicamente!

- Coletivo O Estopim! Incendiando Corações e Mentes pelo Direito a Memória e a Verdade na UFBA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário