28 de outubro de 2015

PEC 395 não! Nota do Coletivo O Estopim!

O Coletivo O Estopim!, construído por militantes que atuam em Universidades e Escolas na Bahia, vem externar o seu mais profundo repúdio a aprovação da PEC 395/14 que acaba com a gratuidade em cursos públicos de especialização, extensão e mestrado profissional. A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) deve ser votada em 2º turno na Câmara e depois seguir para o Senado.
Essa proposta constitui, na prática, a consolidação de um projeto em curso: a privatização da Universidade Pública. Em nossa avaliação, a PEC 395/14 coloca em xeque o tão propalado lema do Governo Federal "Pátria Educadora". Em nossa opinião, é um precedente que abre caminho para novas cobranças em outras áreas e visa intensificar a lógica de uma universidade privatista e de modelo gerencial visando lucros e formando supostos técnicos para o mercado sem uma preocupação real com o ensino, a pesquisa e extensão.
É tarefa do movimento estudantil denunciar mais esse ataque à Educação Pública no Brasil. Por essas e outras, professores, técnicos e estudantes construíram uma greve da educação que durou meses. Para combater o ajuste fiscal que retirou mais de 10 bilhões da educação, a intransigência do Governo Federal, o Congresso Nacional capitaneado pelos reacionários Cunha e Renan e a oposição de direita, só a unidade dos mais amplos setores que estão diante de uma ofensiva contra direitos duramente conquistados. É fundamental que nos coloquemos em luta agora a partir da compreensão de que é necessário fazer o enfrentamento à direita e ao Governo, para a construção de uma terceira via com o povo pobre, com @s estudantes e trabalhador@s.
Nesse sentido, nos dirigimos a UNE: é preciso reagir! É preciso mobilizar e organizar atos nas Universidades! Não foi o primeiro e nem será o último ataque!
Salvador, 27 de outubro de 2015.
Coletivo O Estopim! - Incendiando Corações e Mentes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário