6 de julho de 2016

Carta Aberta do I Acampamento do Coletivo O Estopim! – BA

Nós do Coletivo O Estopim! – BA acampados no Vale do Capão, Palmeiras, Bahia, entre os dias 23 e 26 de Junho lançamos como síntese da nossa intensa programação de formação política, articulações e planejamento essa Carta Aberta Aos Trabalhadores, Trabalhadoras, Estudantes e Juventudes Do Campo e da Cidade :

Primeiramente FORA TEMER ! Lutar Sempre, Temer Jamais !

O Coletivo O Estopim! Bahia está a 8 anos se propondo a incendiar corações e mentes e a organizar de maneira horizontal todos aqueles/as que acreditam na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Nos colocamos nas fileiras dos movimento sociais, construindo os CA´s, DA´s, DCE´s, os movimentos de juventude, nas comunidades, União dos Estudantes da Bahia (UEB), União  Nacional dos Estudantes (UNE), Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB), em defesa da Assistência Estudantil, nos Conselhos de Juventude, construindo o Centro Político e Cultural João Leonardo, defendendo os direitos humanos, combatendo o racismo, a LGBT+fobia, o machismo, construindo a Associação Raízes do Semiárido para uma maior consciência socioambiental e construindo a Teia de Agroecologia dos Povos com os povos originários e trabalhadores/as do campo.

Na atual conjuntura brasileira de Golpe de Estado, Golpe esse protagonizado por parte do legislativo, do judiciário, dos grandes meios de comunicação, das forças armadas, da burguesia nacional e do capital financeiro internacional. O Golpe comandado por Michel Temer e Eduardo Cunha, ambos da cúpula do PMDB é contra os direitos garantidos com muita luta, mobilização e formulação da classe trabalhadora. As primeiras medidas e estética desse desgoverno ilegítimo já demonstram para que ele veio; veio para abafar a operação lava jato que chegou ao PSDB, PMDB, PP, DEM,  historicamente blindados pelo judiciário burguês, para que a classe trabalhadora pague a conta da crise capitalista e para entregar as riquezas do nosso país ao imperialismo norte-americano.

O ataque a Educação foi uma das primeiras medidas desse desgoverno colocando Mendonça Filho (DEM) como Sinistro da Educação, o mesmo já entrou com ações no judiciário contra as cotas, se reuniu com o estuprador assumido Alexandre Frota para debater proposta para educação, cortou bolsas do ciências sem fronteiras, bolsas ligadas a assistência estudantil entre outras ações autoritárias. O retrocesso continua em outras áreas como a Cultura que teve seu ministério extinto e que esse desgoverno teve que voltar atrás depois de intensa mobilização dos setores ligados a Cultura, na Saúde já disseram que o SUS não cabe todo mundo, ferindo mais uma vez a constituição brasileira, interrompeu parte do minha casa minha vida, faz dura repressão aos movimentos sociais que estão historicamente na luta, esse desgoverno é cúmplice das mortes dos Índios Guarani Kaiowá e de lideranças dos movimentos sociais. Ou seja esse desgoverno é um grande retrocesso e um desastre para a classe trabalhadora. 
 
A conjuntura internacional entre tentativas e êxitos de golpes na América Latina no século XXI, começando na Venezuela em 2002, passando pelo Haiti em 2004, Bolívia 2008, Honduras 2009, Equador 2010, Paraguai 2012 e agora o Brasil em 2016. 

Não é coincidência essa ofensiva do imperialismo capitalista norte-americano, justamente em uma época em que os países latino-americanos vinham conquistando direitos, soberania e elegendo governos progressistas.
A corrida imperialista por petróleo ataca diariamente a Venezuela e há um tempo está atacando o Brasil e a Petrobras, empresa que é importante no financiamento da educação e da saúde pública brasileira.
Nós do Coletivo O Estopim! acreditamos na organização do movimento estudantil  secundarista e universitário como instrumento de luta da juventude e em defesa da educação. Acreditamos na educação como ferramenta de transformação da sociedade e sabemos que o conservadorismo está atacando a educação para manter a desigualdade social.

Nos próximos períodos teremos que lutar contra os cortes na área da assistência estudantil, contra os retrocessos nos Planos de Educação que vem retirando do plano a questão de gênero e diversidade sexual, contra os fechamentos de escolas que vem acontecendo na Bahia e no Brasil. O movimento secundarista está dando exemplo ocupando escolas, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. Precisamos construir unidade com todos os setores progressistas da educação para lutar contra esse desgoverno golpista que nos primeiros atos já conseguiu desmontar avanços históricos na educação. Estamos dispostos a construir essa unidade em defesa da educação e contra Michel Temer. Voltaremos com muita disposição para esse segundo semestre, nas escolas, nas universidades, no campo, nas comunidades e nas ruas para construir uma sociedade mais justa e menos desigual através da educação.

É Socialismo Até O Fim : O Estopim!

26/6/16

Vale do Capão - Palmeiras, BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário