3 de junho de 2019

LUTAR E MUDAR AS COISAS NOS INTERESSA MAIS | Sobre as Eleições para o 57º CONUNE na UFBA



Nós, jovens que sonhamos e lutamos por uma sociedade livre das amarras do capitalismo e de todas as opressões que assombram a vida cotidiana do nosso povo, organizadas/es/os nas fileiras do coletivo O Estopim!, compreendemos a necessidade de ocupar e fortalecer as entidades de representação estudantil em todos os lugares onde estudantes existem e re-existem na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.


Desde que existimos e nos organizamos coletivamente enquanto um movimento social de juventude, há 11 anos, nós fazemos a escolha política por compor e fortalecer as entidades de base dos cursos onde temos militância organizada. Na universidade Federal da Bahia, berço do nosso coletivo e foco principal hoje da nossa atuação organizada, nós Construímos Centros e Diretórios acadêmicos diversos, assim como o Diretório Central das e dos estudantes da UFBA, bem como a União das e dos estudantes da Bahia - UEB.

Compreendemos que a história da luta por direitos no nosso país, se confunde com a história de organização do movimento estudantil brasileiro e sabemos que a intensificação da criminalização do movimento estudantil organizado na atual conjuntura é uma evidência nítida de que a luta estudantil organizada amedronta e ameaça o atual projeto em curso de destruição do nosso país representado pelo governo Bolsonaro e sua política econômica. O 15M e 30M deram o recado nas ruas de que o movimento estudantil não foge à luta e não recuaremos na defesa do projeto de educação e de país que seja construído pelo povo e para o povo.  Onde saúde, educação, direitos humanos, cultura e arte sejam prioridades.

Sabemos que só a luta muda vida, portanto é nesse espírito que nos organizamos coletivamente para a disputa do 57° Congresso da União Nacional das e dos Estudantes. Acreditamos que o 57º CONUNE será um espaço dos mais importantes para a organização da luta estudantil e da luta pela educação.  A União Nacional dos Estudantes (UNE), que foi fundada em 11 de agosto de 1937 na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, é a entidade máxima de representação d@s estudantes universitários do Brasil. A UNE esteve à frente das principais bandeiras de luta dos estudantes e do povo brasileiro desde sua fundação. Participou ativamente de campanhas como "O Petróleo é Nosso", que resultou na criação da Petrobrás em 1953; construiu resistência à ditadura civil-militar que sangrou nossa democracia por 21 anos; fez campanha pelas Diretas Já em 1984 e pelo Fora Collor em 1992, além da luta contra o neoliberalismo e a política de privatização dos governos FHC. A UNE sempre se destacou pela defesa intransigente da soberania nacional e da universalização da educação superior.

Atualmente, a UNE está presente em muitas lutas dos estudantes, dentre elas: a luta por um processo de acesso a educação acompanhado de políticas de permanência para que aqueles que historicamente tiveram o seu direito à educação negado, pudessem não só acessar, mas concluir de fato a sua graduação. Linha de frente na luta contra os cortes na educação, a maior entidade de representação estudantil da América Latina se reúne na Universidade de Brasília, de 10 a 14 de julho de 2019, para eleger nova diretoria e prioridades políticas da categoria estudantil para os próximos 2 anos.

Na UFBA, uma das maiores universidades públicas do Brasil, o movimento estudantil baiano se organiza para a tiragem de delegados e suplentes que irão representar o nosso corpo estudantil nesse espaço tão importante de organização e fortalecimento da luta estudantil. São 4 chapas inscritas no processo eleitoral para tiragem de delegados, que acontecerá dia 6 de junho de 2019 (quinta-feira), momento em que os estudantes irão para as urnas defender o melhor programa político a ser apresentado pelos estudantes da UFBA no congresso da UNE.  

Por compreendermos que o momento é de unidade na teoria e na prática, nós do Coletivo O Estopim!, nos colocamos nas fileiras da CHAPA 4 - LUTAR E MUDAR AS COISAS para a tiragem de delegados para o congresso da UNE na UFBA. Em conjunto com outros coletivos parceiros na luta, nos localizamos hoje no campo de Oposição à Esquerda da atual direção majoritária da entidade, por compreender que a UNE precisa ser mais radical e enraizada no seio da luta do que tem sido a sua atuação nos últimos anos.

Convocamos a todo corpo estudantil que sonha e se organiza com objetivo de LUTAR E MUDAR AS COISAS a se somar conosco nesse processo importante ao 57º CONUNE. É mais do que urgente e necessário um movimento estudantil popular, combativo, organizado na base e fortalecido na luta, que não tenha espaço para conciliação de classes e negociação de direitos, mas sim que seja ponta de lança nas mobilizações e conquistas concretas de direitos da comunidade estudantil.


Precisamos estar atentas/os e fortes, pois nossos passos vêm de longe e movimento estudantil no Brasil e no mundo não fogem a luta! Ainda que tentem nos calar e exterminar, nós nos levantamos e re-existimos SEM MEDO DE LUTAR E MUDAR AS COISAS.









Nenhum comentário:

Postar um comentário