26 de fevereiro de 2010

...“Mais cedo ou mais tarde o tirano vem ao chão, e os lindos campos da Inglaterra, só os bichos pisarão”...

Por Diego Rabelo*

A abertura dos arquivos da ditadura militar ferve na parte sul do nosso continente chamado América. Mesmo os que não sofreram torturas físicas dos regimes fascistóides patrocinados pelo tio Sam, sentem de alguma forma, direta ou indireta, as cicatrizes por elas deixadas. Décadas se passaram e é hora do acerto de contas, não apenas com as famílias das vítimas que desapareceram, dos que foram assassinados, torturados, molestados e dilacerados, mas também com a História. Eles realmente acreditavam que poderiam se esconder eternamente?

O governo brasileiro esta prestes a montar a “Comissão da verdade” que irá estudar a fundo os secretos arquivos da ditadura militar no Brasil, Arquivos esses que podem ter sido incinerados (ou pelo menos boa parte) como se verificou em na base da aeronáutica de Salvador. O que se pretende, é que, com a leitura desse material os verdadeiros responsáveis por crimes cometidos pela ditadura sejam julgados e condenados pela justiça brasileira tendo em vista que esse tipo de crime é imprescritível.

Em debate em uma rede de canal fechado o representante militar, General da Reserva, professor emérito e ex-comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rocha Paiva; insistiu de forma veemente sobre o conteúdo do golpe de 64. Para ele, o que houve não foi um golpe e essa tal comissão da verdade tem um viés revanchista desses malfadados comunistas, matadores de criancinha que querem tomar as casas, as lanchas, os carrões alheios e bla bla bla. O que eu posso falar é uma única frase, como diria um vocalista de uma banda de rock... um meio parecido com o Wolverine: “ Você vai ter que se explicar!”

O cinismo das elites brasileiras e principalmente dessa imprensa tradicional, golpista, vassala, vil e antiquada, é tamanho que costuma-se sugerir que seres ardilosos como o senhor Boris Casói é um profissional sério. É essa mesma imprensa que constrói uma campanha vergonhosa contra a abertura dos arquivos, às vezes de forma velada, outras nem tanto. A imprensa tradicional morre de medo da abertura dos arquivos porque ela deve, e não é pouco e isso poderia ser catastrófico para os negócios, não é mesmo? Essa é verdade.

Termino essa reflexão elucidando o título do texto, que parafraseia o sonho de um dos personagens do escritor George Orwell, o Velho Major, na sua magnífica obra, “A revolução dos bichos”. Mais cedo ou mais tarde e os arquivos serão abertos e as famílias das vítimas poderão, enfim, ter o direito de saber o que aconteceu com os seus entes. E então os lindos campos, só os bichos pisarão!

*Diego Rabelo é estudante da Universidade Federal da Bahia e coordenador do coletivo bolchevique-leninista, O Estopim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário