25 de julho de 2012

Após 49 dias de greve, estudantes da UFBA ocupam a FAPEX

Convocados para debate sobre Assistência Estudantil seguido de Marmitaço na escola de Arquitetura estudantes de diversos cursos, organizados pelo Comando de Greve da UFBA, seguiram para a FAPEX em ato de radicalização como forma de dar celeridade as negociações das pautas da greve.

O ato ocorreu por volta das 15h e, de forma pacifica, construiu o dialogo com os trabalhadores sobre o porquê da ocupação, bem como fez o convite para estes participarem das agendas que ocorrerá dentro da fundação durante o período.

A auto-organização estudantil vem sendo construída dia após dia por estes que ainda ousam lutar por um novo projeto de universidade. A preservação do patrimônio é de extrema importância e preocupação destes estudantes que se encontram no local, desta forma prepararam comissões como a de Limpeza, Segurança, Mobilização e Formação Política.

A pauta reivindicada foi entregue em carta a Reitoria desde as mobilizações, e também ocupação da FAPEX, em 2011. Após aprovação das pautas em CONSUNI e prazo para atender as demandas até março de 2012 a reitoria pouco fez, o que fortaleceu o movimento a se unir a greve nacional da Educação, que já dura mais de dois meses.

A carta da greve já foi entregue e, nem mesmo com a Audiência Publica, a reitoria pareceu preocupada com a situação e disposta a apresentar respostas concretas às reivindicações. Desta forma, ao ocupar a FAPEX, estudantes, comando de greve e DCE escreveram uma nota explicando os motivos da ocupação e elencando prioridades.

A intenção é promover, durante a ocupação, diversos debates com temas ligado as pautas, como Contrariedade a EBSERH, Projeto de Universidade, Fundações e a Privatização da Educação. Inclusive, um dos motivos para a ocupação ser na FAPEX é para mostrar que, mesmo após 30 anos na UFBA, ela não é bem vinda!

Vale lembrar que a ocupação na UFBA faz parte da agenda nacional da greve que deliberou em reunião do Comando Nacional de Greve pela radicalização em cada universidade. Existe uma proposta do governo de mesa de negociação para a próxima semana. Agora é seguir pressionando para construirmos nossa vitória!

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prende” (Rosa Luxemburgo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário