19 de dezembro de 2011

A Essência da Universidade


Entender a essência da universidade publica no Brasil é uma busca pelo real entendimento do significado e da importância social política e econômica que a universidade representa para a sociedade. É uma busca ideológica e também sociológica, pois envolve diretamente não só o modelo de universidade adotado no Brasil, mas o papel que esse modelo de educação chamada “superior” representa no plano ideológico político e socioeconômico do contexto nacional. 

A análise do que eu chamo de essência da universidade envolve uma série de elementos constitutivos que em conjunto dão vida a então denominada instituição publica de ensino superior. Logo, irei limitar essa análise a apenas alguns desses elementos constitutivos. Por exemplo, o modelo epistemológico de produção cientifica (produção de conhecimento acadêmico) que não leva em consideração características e metodologias que ousem fugir do modelo idealizado na perspectiva eurocêntrica. O que significa dizer que a universidade adota um modelo de produção do conhecimento especifico e a rigor imutável. (?) Este modelo é blindado por uma ideologia que promove a segregação e que reduz a produção científica a uma abrangência limitada, monocultural e reduzida em detrimento de uma perspectiva alargada, cosmopolita e integracionista, que dialogue com as demandas da sociedade, promovendo o que o grande pensador português Boaventura de Sousa Santos chama de epistemocidio.

Promover o epistemocidio é, por exemplo, não levar em consideração elementos culturais e sociológicos que integram as demandas de setores da sociedade historicamente excluídos, isto é, impossibilitar a inclusão em projetos de pesquisas, artigos acadêmicos, teses de mestrado e doutorado temáticas que abordem as questões relacionadas à raça, gênero, grupos étnicos, diversidade cultural e sexual etc. Logo, essa dificuldade provoca desdobramentos que vão desde processos seletivos viciados em bancas que avaliam propostas dissertativas para mestrado e doutorado, a falta de financiamentos e os embargos burocráticos que são postos como obstáculos para impedir a viabilidade de execução de projetos de pesquisa e a produção acadêmica que tem como objeto de estudo as problemáticas anteriormente mencionadas.

Outro elemento importante a ser considerado como integrante da problemática da universidade é o currículo acadêmico que em geral reduz o discente ao acesso a matérias técnicas que se limitam a tão-somente um conhecimento especifico, excluindo a possibilidade de impulsionar os acadêmicos a uma experiência interdisciplinar emancipada que vai ao encontro dos anseios da sociedade. O atual modelo acadêmico produz um currículo reducionista e limitado que disponibiliza ao estudante saber muito sobre muito pouco, isto é, o estudante aprende muito sobre um determinando conhecimento técnico, mas não consegue relacionar esse aprendizado com outros conhecimentos e com a realidade social que a universidade esta inserida. Essa dificuldade de relacionar de forma interdisciplinar os conhecimentos é o produto e o desdobramento do modelo de currículo acadêmico vigente na maioria das universidades públicas do Brasil.

Destarte, é possível concluir que entender a problemática da universidade é um exercício de entendimento que não deve limitar-se tão-somente a forma da universidade, mas sim a uma análise de seu conteúdo essencial, pois para construirmos não a universidade que queremos (estudantes), mas sim a universidade que a sociedade quer e precisa, é necessário inserir-se como parte do problema, buscando uma mudança de dentro para fora e não isolando a universidade, como um objeto de estudo afastada de influencias e contributos pessoais. Mudá-la de fora para dentro é preciso, pois, entender-se como parte da universidade (nós somos a universidade) e disputar a universidade, defender a universidade, criticar a universidade e modificar a universidade na perspectiva da universidade que a sociedade quer e precisa é fundamental para uma universidade integracionista, emancipada, vanguardista e que seja imagem e reflexo da sociedade.

Coletivo O estopim

Um comentário:

  1. Muito bom o texto. Talvez o Bacharelado Interdisciplinar venha a dar uma pequena contribuição com a solução deste problema da formação dos nossos estudantes universitários. Entretanto, a concorrência por score pode ter destoado totalmente o objetivo do BI.. Enfim...

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