31 de agosto de 2011

Um Brasil melhor se faz com novas ideias e Para Todos - Paulo Marcelo Lopes

Paulo Marcelo Lopes*

A juventude do PT já travou grande e produtiva discussão sobre seu protagonismo no partido e na sociedade. Em 2008, realizou seu primeiro Congresso elegendo suas direções municipais, estaduais e nacional. Em nosso debate, tratamos da “Concepção e funcionamento da JPT” além de “O Brasil que queremos”, abordando temas que fazem parte do nosso cotidiano, como por exemplo, formação política, qualificação e trabalho digno, valorização da diversidade, combate a qualquer tipo de discriminação, liberdade de expressão,entre tantos outros de não menor importância. 

Com a realização do Congresso, uma conquista da juventude petista, vieram também enormes responsabilidades, pois agora não somos apenas mais um setorial no Partido dos Trabalhadores. Somos protagonistas na formulação das políticas partidárias podendo participar do setorial que escolhermos.

No mesmo ano de realização do I Congresso da JPT, em 2008, ajudamos o PT a conquistar diversas prefeituras, permanecer em outras e a eleger vereadoras e vereadores. Muitos desses parlamentares são militantes da JPT, que tinham como base de suas candidaturas o compromisso de lutar pela implementação de nossas propostas de Políticas Públicas para a Juventude (PPJs). Em 2010, fomos para as ruas garantir a continuidade do governo encabeçado pelo PT na figura da companheira Dilma, tarefa realizada com sucesso em nível nacional, mas não com o mesmo êxito em alguns estados. É o caso do Paraná, onde temos, atualmente, na base de um governo tucano deputados estaduais eleitos em nossa coligação e sem compromisso algum com nossas propostas.

Novamente, temos a oportunidade de discutir no II Congresso da JPT o que queremos por em prática em conjunto com toda sociedade, seus diversos segmentos e ideologias, fazendo um país e por que não dizer um mundo plural e democrático, combinando crescimento e sustentabilidade. Já provamos que podemos ocupar espaço em todas as esferas de decisão e temos propostas ímpares e renovadas, e uma atuação diferenciada, que cobre lacunas deixadas pelo partido. Somos uma juventude atuante e comprometida com os movimentos sociais e também com as instituições.

O II Congresso da JPT vem aí e também as Conferências de Juventude. O nosso dever de cidadãos e militantes é mostrar a coragem e ousadia do jovem, propor e praticar essas novas ideias, deixando de lado os vícios políticos que nos legaram de herança. Disputar essa parcela da juventude que já nasceu alienada pela mídia burguesa e por um ideário capitalista, que já não se sustenta em várias nações.

Em 2012, nós queremos voltar às ruas com nossos verdadeiros representantes e defensores dessa sociedade tão almejada, sem alianças de excessivo pragmatismo eleitoral e sim ideológicas, de fato. Queremos uma JPT que mostre de que lado está, sem deixar dúvidas, e que possa atuar de forma a construir um mundo melhor e justo.


*Juventude da Militância Socialista e Secretário da JPT Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário