Da coordenação
Pouco mais de um mês depois da catástrofe ocorrida no Haiti que deixou milhares de mortos por todo país caribenho, agora, o Chile é acometido por mais um desastre natural. A cidade mais afetada pelo terremoto foi Concepcion, que localiza-se a cerca de 300 Km da capital Santiago.
O clima de consternação e caos instalado nas regiões afetadas tem gerado uma sensação de instabilidade no país. Centenas de saques foram registrados por uma população faminta, que necessita de remédios e outros bens básicos para a manutenção, com um mínimo de dignidade das suas vidas.
O governo brasileiro por sua vez, como principal potência da região deve assumir o compromisso e a responsabilidade de ajuda humanitária ao povo chileno. Lula se mostrou preocupado com a situação do vizinho e declarou no seu programa diário café com presidente: “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti”. Esperamos que as dificuldades encontradas no mês passado com relação à ajuda humanitária ao povo haitiano sejam menores.
Da parte do nosso coletivo, somos inteiramente solidários ao povo chileno, desejando-lhe a mais rápida recuperação moral e política causada pelos últimos acontecimentos. Dessa forma prestamos total e irrestrito apoio aos homens e mulheres que hoje se encontram em desespero e incerteza. A recuperação do Chile será lenta e gradual, mas em breve deve se consubstancializar fazendo este país retomar o seu papel estratégico na geopolítica da nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário