13 de setembro de 2011

Carta aberta a Juventude do Partido dos Trabalhadores de Salvador

Companheiros e companheiras,

O próximo período marcará um ano fundamental para todos os petistas dessa cidade. Após dois mandatos desastrosos do desgoverno de João Henrique a conjuntura política da nossa cidade pede uma profunda transformação. Somente o protagonismo do nosso partido, principalmente da nossa juventude, será capaz de proporcionar ao conjunto dos movimentos sociais e da população um salto na sua condição de vida, resgatando a sua dignidade e a sua esperança.

Para isso é necessário localizar o papel da juventude do PT neste processo fundamental para os rumos da nossa cidade. Não queremos apenas segurar bandeiras e distribuir panfletos, queremos participar de toda a construção política e programática que o nosso candidato irá defender em 2012. Lutaremos para que a nossa juventude assuma um papel determinante no projeto político da capital baiana, se colocando como principal interlocutora das transformações sociais ansiadas pelo conjunto da população.
Como iremos encarar as eleições de 2012? O que a JPT municipal acumulou nos últimos anos e como ela se apresentará? Quais são as opiniões sobre os temas gerais e específicos sobre nossa cidade? Quais serão as políticas públicas prioritárias para a juventude soteropolitana com a implementação do Conselho Municipal? Essas e outras indagações refletem algumas angústias elementares que todo o jovem petista de Salvador vivencia as vésperas das eleições municipais. Sem dúvidas que queremos eleger o próximo prefeito da capital baiana, mas as reivindicações centrais da nossa juventude e do conjunto da população devem ter como norte as necessidades históricas do nosso povo.

Dessa forma, queremos abrir um fraterno diálogo com o conjunto das correntes que compõe o nosso partido e atuam na juventude, no intuito de problematizar as tarefas fundamentais que a juventude petista deve impulsionar. Sabemos da dificuldade que a ultima gestão da secretaria municipal da JPT enfrentou e do seu esfacelamento enquanto instância organizativa e decisória. É necessário fazer uma profunda reflexão do que representou esse esfacelamento, o que o originou, as devidas responsabilidades e danos e então olhar para a frente pavimentando os caminhos gloriosos que queremos traçar.

Fortalecer a JPT no município significa abrir um importante espaço de formulação desses jovens na composição das propostas que constarão no programa de governo da nossa candidatura. Se quisermos influenciar na política do partido, precisaremos fortalecer a juventude do PT através de um programa claro e bem definido, capaz de unificar o conjunto das correntes e conquistar a população soteropolitana, em especial à juventude. As infinidades de pautas a serem trabalhadas e reivindicadas demonstram os anos de descaso do poder público municipal com os seus habitantes.

A mobilidade urbana, a lenda do metrô, a violência, a educação, a habitação, a cultura, o esporte e o lazer - as vésperas de grandes eventos esportivos que se aproximam, o combate às drogas, o emprego e a falta de perspectivas, são apenas algumas das pautas que devem reger a campanha a sucessão municipal em 2012. A juventude do PT do município de Salvador precisa ter opinião sobre todos esses temas e a capacidade de organizar e mobilizar a juventude desta cidade para um projeto de esquerda, que transforme a vida dos soteropolitanos para melhor.

O congresso da JPT se aproxima, 17/09 próximo, e queremos estabelecer uma relação que ultrapasse a simples ocupação de cadeiras na instância juvenil municipal. Nesse sentido, convocamos todos os jovens petistas a participar do processo eleitoral da JPT no intuito de debater e eleger uma nova direção que não se submeta ao arco de alianças imposto ao nosso partido e que possa estabelecer a necessária independência política. Você jovem petista, tem a oportunidade de desencadear um importante processo na transformação da nossa cidade.

Contamos com a militância jovem do Partido que vai transformar Salvador.

Assinam:

Michelle Vieira - Secretaria Regional da Pastoral da Juventude

Patricio Souza - Conselheiro Estadual de Juventude Bahia

Diego Rabelo -Direitor de Direitos Humanos da UNE e Direitor da JPT/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário