Por Maria Luisa Mendonça *
Enquanto a mídia conservadora insiste em manter a ignorância sobre a situação anacrônica do monopólio da terra no Brasil e suas conseqüências desastrosas para a economia, o meio ambiente e a sociedade, algumas crianças de nove anos são mais bem informadas.
Na escola do meu filho, as crianças aprendem que o papel da colonização portuguesa foi explorar nossas riquezas e que o Brasil ainda mantém um modelo agrícola e fundiário baseado no latifúndio e no monocultivo para exportação.
Em uma prova de história e geografia, as crianças interpretaram a música "Índios" do Legião Urbana para falar sobre a exploração da colonização portuguesa e as lutas da Inconfidência Mineira.
A última pergunta da prova era: “Muitas pessoas ainda lutam por leis mais justas e por uma vida melhor. Escreva o nome de um movimento atual que tenha esse ideal e comente sobre o que pretendem”. Resposta do meu filho: “O MST, porque pretende acabar com a fome e com toda a miséria”.
Vamos recomendar o livro "A história da luta pela terra e o MST", da Editora Expressão Popular. Não vamos deixar que nossas crianças sejam enganadas pela propaganda da mídia burra e vendida para o agronegócio.
* Maria Luisa Mendonça é jornalista
Fonte: MST
Nenhum comentário:
Postar um comentário