28 de setembro de 2011

Trabalhadores da INB – URA paralisam as atividades em Caetité – BA

Em reunião com os trabalhadores do turno, no dia 26/09/2011, o gerente da URA em Caetité, Hilton Mantovani Lima, informou que, por decisão da diretoria executiva da empresa, a partir do dia 03/10/2011, a INB implantará uma quinta turma com jornada de trabalho de seis horas, decisão esta, tomada de forma unilateral, desrespeitando a portaria nº 412/2007 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tal atitude reduz a remuneração dos trabalhadores em 50% (cinquenta por cento), pois suprime duas horas extras diárias recebidas habitualmente desde o ano 2000.Diante de tal atitude, não restou alternativa aos trabalhadores, se não a paralisação das atividades de todos os turnos até às 24:00 horas do dia 28/09, ficando em funcionamento só os serviços essenciais à segurança da unidade, como o tratamento de água, monitoração dos DDR’s e o painel central.

Os trabalhadores continuarão “parados”, unidos, aguardando o resultado da reunião que acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 28/09/2011 às 15h na sede da empresa, entre os representantes dos trabalhadores, Lucas Mendonça e Francelino Cabaleiro, e a INB, onde será tratado o assunto em questão. Após a conclusão da reunião, será marcada nova assembleia para deliberar sobre a continuidade ou não da paralisação e novas ações.

Além dos problemas trabalhistas, a INB enfrenta também dificuldades junto ao Ministério Público do Trabalho. Na última segunda (19), o procurador Antônio Marcos de Jesus, da Procuradoria do Trabalho de Vitória da Conquista impetrou, no Tribunal Regional do Trabalho, 5ª Região, Guanambi, um mandado de segurança contra a empresa e os auditores do MTE que levantaram o termo de interdição da AA 170, área onde foi reentamborado o material vindo de Iperó SP.

Fonte: SINDMINE

www.sindmine.org.br
fone: 77 3441 3025

Nenhum comentário:

Postar um comentário